Comissões da Alerj realizam vistoria no Maracanã

Deputados integrantes das Comissões de Segurança Pública e de Esporte e Lazer, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), participaram no domingo (19/03) de uma vistoria no Maracanã, antes e durante o jogo entre Flamengo e Vasco.

A ação teve como a finalidade verificar medidas relacionadas à segurança em razão dos episódios de violência ocorridos no último dia 05/03, quando os mesmos times se enfrentaram pelo Campeonato Carioca. Diversas irregularidades e procedimentos inadequados foram verificados pelos parlamentares Marcelo Dino (União), Rodrigo Amorim (PTB), Filipinho Ravis (SSD), Val Ceasa (Patriota), Carlinhos BNH (PP), Índia Armelau, Alan Lopes, Felipe Poubel e Thiago Gagliasso (os quatro do PL).

“É tempo de começarmos a resolver essas questões como desordem urbana no entorno do Maracanã, evasão de impostos com vendas sem nota fiscal e preços abusivos dentro do estádio”, disse Amorim.

A comissão recebeu várias denúncias de torcedores. Uma delas é a de que o número divulgado de torcedores presentes e de gratuidades não condiz com a realidade – inclusive haveria a suspeita de que ingressos gratuitos estariam sendo comercializados. De acordo com esses relatos, as vendas dentro do Maracanã, de acordo com essas denúncias, tanto de produtos alimentícios quanto de material esportivo dos clubes, são feitas sem nota fiscal, e os preços são altos demais por conta de uma suposta exigência de exclusividade da empresa que vende cerveja e refrigerantes.

Leia também: MINISTRO PAULO PIMENTA RECEBE REPRESENTANTES DE JORNAIS DO INTERIOR

O grupo de deputados verificou diversas irregularidades como, por exemplo, comprovantes de pagamento das compras diferentes da razão social que comercializa os produtos. Os pontos de venda de bebidas e comidas também foram alvo da fiscalização, com a solicitação de documentos que agora serão submetidos à análise por parte das Comissões. Elas também verificarão aspectos da relação jurídica entre as empresas e o consórcio responsável pela gestão do estádio.

Os parlamentares também circularam pelo estádio para garantir que o número de ambulâncias à disposição estivesse adequado em proporção à quantidade de espectadores - nesse ponto houve atendimento às normas. Do lado de fora, no entanto, os deputados se depararam com flanelinhas cometendo cobrança abusiva, ambulantes espalhados pelas ruas, trânsito sem controle, entre outros problemas.

As Comissões pretendem, agora, agilizar a aprovação de um relatório sobre a vistoria de modo a pedir mudanças e providências já para os jogos dos dias 02 e 09 de abril, quando Flamengo e Fluminense decidirão o Campeonato Estadual.