Comissão de Saneamento da Alerj solicita cronograma de investimentos da Águas do Rio para cada município

A Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai solicitar à concessionária Águas do Rio o detalhamento do cronograma financeiro para cada município e região abrangida pelos serviços de água e esgoto da empresa.

A decisão foi tomada durante a reunião do colegiado, realizada na quarta-feira (22/03). Os parlamentares também cobraram o planejamento de investimentos para os municípios da Baixada Fluminense, que apresentam desabastecimento de água.

A Águas do Rio, concessionária da Aegea, é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário dos Blocos 1 e 4, abrangendo 27 municípios do estado do Rio e 124 bairros da capital, atendendo a 10 milhões de pessoas. Para o presidente da comissão, deputado Jari Oliveira (PSB), após dois anos de concessão, é notório que o serviço deixa a desejar para a população fluminense. “Eu e os demais deputados membros da comissão solicitamos que a Águas do Rio apresente, até o dia 8 de abril, o cronograma financeiro do que foi gasto em cada município e para os bairros da Zona Norte na rede de água e esgoto”, disse.

O diretor-superintendente da Capital da Águas do Rio, Sinval Andrade, explicou que os investimentos dependem da conclusão do Plano Diretor de Água e Esgoto de todos os municípios da área de concessão, prevista para maio. Mas que, apesar disso, no primeiro ano de concessão foi aplicado cerca de R$1 bilhão para intervenções emergenciais nos municípios.

Leia também: POSSIBILIDADE DE ACUMULAÇÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES

“Nós já fizemos um plano inicial de necessidades que havíamos identificado. Fizemos 100 obras logo nos primeiros dias de concessão nos municípios. Mais de 3,3 milhões de pessoas foram afetadas positivamente por essas obras e 250 mil, que nunca tiveram acesso à água, tiveram pela primeira vez. A partir da entrega do Plano Diretor, serão feitas as diretrizes de investimento. A partir desse documento é que conseguiremos fazer o detalhamento de cada município”, disse Sinval.

Para a deputada Lucinha (PSD), é necessário que a Águas do Rio apresente o cronograma de investimentos para cada município, principalmente na Baixada Fluminense. “Em 2022, o BNDES aprovou mais de R$15 bilhões para a concessionária na área de investimento. A empresa ganhou a concessão, continua cobrando do morador que não tem água na torneira e os investimentos que deveriam ser realizados, não são feitos”, cobrou a parlamentar.

Próximos passos

Durante a audiência, o deputado Jari Oliveira informou que outras duas concessionárias de água e esgoto também serão ouvidas pela comissão. No dia 4 de abril será a vez da concessionária Iguá Saneamento, já no dia 28 de abril será a Rio+ Saneamento. Além disso, no dia 12/04 será realizada uma audiência pública para que os deputados debatam, junto à população, a melhoria no serviço de concessão de água e esgoto no estado.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Fred Pacheco (PMN), Marcelo Dino (União), Douglas Ruas (PL), Filipinho Ravis (SDD), Júlio Rocha (Agir) e Léo Vieira (PSC).

MEDCOR Exames Cardiológicos