Operação Energia Legal da Enel Identifica 169 furtos em Duque de Caxias

Operação terminou com duas prisões e o registro de duas ocorrências na delegacia por furto de energia; Companhia também realizou troca de 24 geladeiras e 528 lâmpadas antigas por modelo LED durante a iniciativa.  

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil durante a semana passada em Duque de Caxias, identificou cerca de 169 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências.

A operação terminou com duas prisões e o registro de duas ocorrências na delegacia relacionadas ao consumo de energia, como ligações diretas na rede sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia. 

Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 101 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas 112 negociações de dívidas, permitindo aos clientes regularizar seus débitos. Nesta edição, a companhia também fez a troca de 24 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 337 pessoas se inscreveram na iniciativa.   

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 40ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em aproximadamente 17,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 25 cidades por onde passou desde o fim de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.  

Leia também: GOVERNO ANUNCIA CONTINUIDADE DO MAIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PAÍS

Consumo consciente de energia

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 403 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 528 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional. 

Combate ao furto de energia

Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 4%.    

Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o site https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, o aplicativo da Enel Rio ou ligando para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.   

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.