Ministro Paulo Pimenta recebe representantes de jornais do interior

Encontro reuniu Adjoris de cinco estados, além da Abralegal

Reunidos na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na terça-feira (14/03), o ministro Paulo Pimenta e os presidentes das Associações de Diretores de Jornais do Interior (Adjoris) conversaram sobre a atual situação e o futuro dos jornais do interior.

Pimenta falou sobre os levantamentos e estudos que estão sendo feitos para que as futuras campanhas do Governo Federal sejam mais regionalizadas. O ministro disse que quando o cidadão deseja saber notícias da guerra da Ucrânia, assiste a um telejornal, mas para obter informações sobre a sua cidade ou região, os jornais e rádios locais são as fontes e, exatamente por isso é tão importante a recuperação e fortalecimento dos jornais do interior.

O ministro falou também sobre a queda do número de jornais e disse que é importante conhecer as características de cada veículo. Para Paulo Pimenta a campanha regionalizada, nos veículos locais, é mais trabalhosa, porém mais eficiente.

Ministro Paulo Pimenta recebe representantes de jornais do interior DivulgacaoFoi apresentada ao ministro, como sugestão para ações futuras, uma nova forma de veiculação em jornais, que já está sendo utilizado por algumas instituições. Mais moderna e eficiente, a nova maneira dispensa a produção de uma arte para cada formato contratado e pode entregar mais informações ao leitor, quando comparada com a publicidade tradicional. A sugestão, de acordo com o ministro, será analisada.

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Também presente ao encontro, o deputado federal e secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados Jilmar Tatto (PT-SP), ressaltou a relevância dos veículos do interior. “Sei da importância que veículos de comunicação do interior têm para o processo de democratização da informação. Por tratar de assuntos que afetam diretamente as vidas das pessoas, são fundamentais para levar a informação do governo federal ali na ponta, para os beneficiários de políticas públicas”, comentou. O deputado também lembrou que os veículos “são responsáveis por uma série de empregos em uma cadeia econômica diversificada”. 

Estiveram presentes os presidentes da Ajori/RJ, Marcelo Cunha; da Adjori/SP, Carlos Balladas, da Adjori/SC e presidente da Adjori/BR, José Deschamps; e da Adjori/ES, Joaquim Nascimento; da Adjori/PR, Sérgio Jonikaites; além do presidente e do advogado da Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (Abralegal), Wlamir Freitas e Bruno Camargo; e o Diretor de Mídia e Patrocínio da Secom, Fabrício Carbonel.