Governo do Estado inaugura base operacional descentralizada do SAMU Capital na Ilha do Governador

Projeto reduz o tempo de resposta no atendimento à população

O governador Cláudio Castro e o secretário de Saúde Doutor Luizinho inauguraram, no sábado (11/03), uma base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Ilha do Governador. A unidade é a 21ª base descentralizada em funcionamento na capital, onde o serviço é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

- Sabemos da importância do atendimento rápido para salvar vidas. As bases descentralizadas ficam em locais estratégicos para que possamos agilizar o socorro à população daquela área. Essa é a certeza de que as pessoas terão o atendimento quando precisarem. Isso vai impactar diretamente na eficácia do socorro às vítimas - ressaltou o governador Cláudio Castro.

A Base Operacional Ilha do Governador Alarico Moura “Alá Bike Man” contará com uma UTI móvel e três profissionais (1 médico, 1 enfermeiro e 1 condutor socorrista). O SAMU Capital registrou este ano mais de 31 mil ocorrências e 220 envios de ambulâncias, com uma média 526 atendimentos por dia.

- Estar aqui hoje entregando essa base operacional é a certeza de que o SAMU 192 instalado vai salvar milhares de vidas na Ilha do Governador, em parceria obviamente, com as unidades de saúde. Essa base vai mudar o tempo de resposta no atendimento.  Agradeço a toda equipe do SAMU pela dedicação. Vocês resgataram a credibilidade do 192 no Rio de Janeiro – disse o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

As novas bases operacionais fazem parte de um projeto que prevê a instalação de 40 bases avançadas. Elas vão ampliar ainda mais a capacidade de atuação e reduzirão o tempo de resposta no atendimento.

-Hoje é um dia muito importante para o SAMU. A base da Ilha do Governador aumenta a capilaridade do nosso atendimento - destacou o coordenador geral do SAMU, coronel Luciano Sarmento.

Leia também: HOMENAGEM ÀS MULHERES LOTA O PLENÁRIO DA CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS

Esta é a 21º base implantada desde abril de 2022. Já estão em funcionamento as bases da Muzema, São Cristóvão, UPA Bangu, UPA Campo Grande 1, UPA Campo Grande 2, UPA Ricardo de Albuquerque, UPA Irajá, UPA Marechal Hermes, Maré, UPA Jacarepaguá, Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária, Hospital Estadual Eduardo Rabelo, Alto da Boavista, UPA Botafogo, UPA Realengo, UPA Copacabana, UPA Tijuca, Lagoa, UPA Engenho Novo e UPA Santa Cruz.

- A Fundação Saúde está investindo na instalação das bases descentralizadas do SAMU. É uma grande conquista para a população da Ilha do Governador - disse a diretora administrativa da Fundação Saúde, Alessandra Pereira.

SAMU 100% RJ

O projeto SAMU 100% RJ, da SES-RJ, vai levar o SAMU a todo estado do Rio. Serão entregues 249 veículos aos 92 municípios do estado. Este ano, já foram entregues 160 veículos para 50 municípios. Em janeiro deste ano, o serviço SAMU da capital recebeu 60 ambulâncias. 

Homenagem a ciclista

A base do SAMU Ilha do Governador Alarico Moura “Alá Bike Man” funciona na Praia da Bandeira, S/nº – Cocotá.

Conhecido também como ‘Alá Bike Man’ e chamado por muitos na Ilha do Governador de ‘Lenda Viva’, Alarico Moura conquistou diversos títulos como Campeão Brasileiro, Campeão Iron Biker Brasil, entre outros. Em 1979, Alarico Moura foi vítima de um acidente, no qual um carro desgovernado o atingiu na calçada onde estava e, como consequência, teve a perna amputada. Superou todas as dificuldades e tornou-se atleta. Faleceu em 13 de janeiro deste ano, aos 77 anos.