Homenagem às mulheres lota o plenário da Câmara de Duque de Caxias

Evento trouxe o protagonismo feminino para o Legislativo no Dia Internacional das Mulheres

Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, os vereadores de Duque de Caxias prestaram homenagens e outorgaram títulos e medalhas às mulheres que têm contribuído com o desenvolvimento do município nos seus diversos setores. Na sessão, presidida por Celso do Alba (MDB), foram ressaltados a participação, o engajamento e o pioneirismo feminino em fatos marcantes da história.

O plenário da Câmara ficou lotado de amigos e familiares das agraciadas, imprensa e servidores. Também foi registrada a presença da esposa do deputado federal Gutemberg Reis, Gláucia Machado Quaresma de Oliveira, que fez a entrega de homenagem ao lado do vereador Junior Reis (MDB) e ainda foi homenageada pela vereadora Rosinha Lima (MDB)

O presidente da Casa, Celso do Alba, reiterou sobre o grande número de mulheres à frente dos aparelhos públicos municipais e a satisfação de a Câmara de Duque de Caxias ter cinco vereadoras atuantes que representam com orgulho o município. “Pela sensibilidade, carinho, cuidado. Temos aqui mulheres que enfrentaram grandes dificuldades, mas não esmoreceram um minuto sequer. Vocês são verdadeiramente o nosso alicerce”, disse ele.

Os vereadores não pouparam elogios às agraciadas, ressaltando fatos que as fazem merecedoras da homenagem. “Tem muita gente que recebe homenagem, mas têm algumas pessoas que merecem a homenagem”, enfatizou o vereador Claudio Thomaz (União Brasil) a sua homenageada, professora Maria José, a sua mãe Carmem e a sua esposa, Ana Lúcia.

Também se pronunciou o líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota): “vocês são guerreiras fazendo com que a nossa vida seja bem melhor. Sejam parabenizadas não só no 8 de março, mas em todos os dias”.

Leia também: VEREADORES SOLICITAM SERVIÇOS À PREFEITURA PARA OS QUATRO DISTRITOS

A secretária municipal de Educação, Iracema Medeiros da Costa Silva, enalteceu as mulheres cantando um trecho da música “Mulher Brasileira”, de Benito de Paula. O presidente Celso do Alba solicitou uma paródia, trocando “mulher brasileira” por “mulher caxiense em primeiro lugar”, o que fez com que todos cantassem, seguido por palmas.

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) se emocionou ao falar que sua homenagem seria por meio de sua mãe, falecida há três meses, e reforçou que as mulheres fazem a diferença em todos os setores que atuam. “O dia da mulher são os 365 dias. A mulher tem muita disposição. A mulher vai trabalhar para somar com o orçamento da casa, mas ainda somos a minoria em muitos setores”.

Por mais mulheres na política. Este foi o apelo da vereadora Deisi do seu Dino (SD): “ainda não somos a maioria aqui, mas creio que virão tempos melhores em que a mesa será composta por mais mulheres. Somos fortes, líderes, sensíveis ao ouvir a nossa população”.

As vereadoras Rosinha Lima e Drª Fernanda Costa (MDB) também fizeram as suas considerações e reiteraram a importância do respeito com as mulheres que, todos os dias, precisam superar desafios em busca de conquistas.

Mais que do homenagens, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher é uma data para reflexão. A comandante do Colégio Militar de Duque de Caxias, tenente-coronel Nádia Luana Cardoso da Conceição ressaltou os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia e enfatizou, em seu discurso, a importância de mais mulheres na política. “Através do vereador Junior Reis, estou aqui fazendo uso da palavra e, mais uma vez, esta Casa permite que as mulheres reescrevam a sua história”.

O vereador Nivan Almeida que conduziu a sessão solene, destacou o significado das homenagens que retratam personalidades em destaque nas suas áreas de atuação e a responsabilidade de recebê-las.

A subsecretária de Estado de Governo, Roberta Barreto, recebeu a Medalha Dalva Lazaroni, das mãos do presidente da Casa, Celso do Alba, e salientou: “tenho orgulho de ser professora das Redes Municipal e Estadual e, com meu trabalho e com aquilo que eu acredito ter possibilitado que a família duquecaxiaense tivesse uma nova oportunidade – um ‘esperançar’ de um futuro melhor por meio da educação pública”.

Na sessão solene, também foi distribuída a cartilha “O Poder Feminino em Imagens”, uma coletânea de mulheres que romperam barreiras e inspiram gerações, seja na literatura, esporte, música, artes, política, educação, entre elas, estão também as que se dedicaram ao crescimento e desenvolvimento do município de Duque de Caxias. “Na 19º Legislatura, temos valorosas vereadoras que têm feito a diferença. Essa Casa Legislativa é a Casa do povo, é a Casa das mulheres e elas estão bem representadas aqui”, reiterou o presidente Celso do Alba.