Vereadores de Caxias cobram a regularidade no abastecimento de água no município

Parlamentares propõem que a empresa Águas do Rio compareça à Casa para esclarecimentos

Na sessão plenária da quinta-feira (9), presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB), diversos vereadores da Câmara Municipal de Duque de Caxias reivindicaram a regularidade no abastecimento de água aos munícipes. A demanda tem sido recorrente desde que a empresa responsável, Águas do Rio, assumiu a prestação de serviço no município.

Os vereadores Catiti (Avante), Vitinho Grandão (SD), Alex Freitas (SD), Delza de Oliveira (Patriota), Clovinho Sempre Junto (Patriota), Anderson Lopes (Republicanos) e Nivan Almeida (S/partido) utilizaram a tribuna para pontuar as reclamações de moradores de diversos bairros relacionadas à falta d’água.

Vitinho Grandão relata, com indignação, um ofício recebido por todos os vereadores, em seus respectivos gabinetes, para comparecer à sede da empresa Águas do Rio, no dia 29/03, às 10h, com o objetivo de prestar contas do trabalho realizado até o momento. Em contrapartida, Vitinho sugeriu que o local da reunião seja transferido para a Câmara Municipal, visando garantir a transparência.

A sugestão foi apoiada pelo vereador Alex Freitas, que reforçou o pedido para que o presidente Celso do Alba coloque em votação um requerimento de sua autoria para criar uma Comissão Permanente de Recursos Hídricos, Esgoto e Energia.

Sobre o tema, o vereador Nivan Almeida enalteceu a importância do diálogo e da fiscalização, mas esclareceu que a resolução deste problema ultrapassa as funções do Legislativo. “Não temos a competência, o poder ou a prerrogativa de solucionar os problemas da água, mas podemos orientar os munícipes sobre a Lei de Defesa do Consumidor para que usem desse recurso jurídico, quando necessário. Não é possível que a população pague uma taxa de esgoto, sem que o tratamento seja realizado no município”, comentou Nivan.

Saúde, obras, urbanismo e demais temas também foram lembrados pelos vereadores em seus discursos.

Leia também: GOVERNADOR AUTORIZA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE CONVOCADOS PARA O 2º TESTE DE APTIDÃO FÍSICA DA POLÍCIA CIVIL

Saúde

Na tribuna, a vereadora Delza de Oliveira demonstrou sua preocupação com a demissão em massa e a forma de contratação dos médicos que atuam em Duque de Caxias. Ela solicitou que a gestão municipal reveja a situação das unidades de saúde para não comprometer o atendimento à população.

O vereador Valdecy Nunes (Patriota) explicou que, para colocar a folha de pagamento em dia, o governo municipal precisou ajustar e rever a quantidade de trabalhadores. Além disso, a saída da cooperativa que atuava no município e a nova forma de contratação por regime CLT geraram muitas dúvidas aos profissionais da saúde, mas de acordo com o vereador, a maioria retornou aos seus postos de trabalho após as devidas explicações da Secretaria de Saúde.

Demandas do 2º Distrito

O vereador Clovinho Sempre Junto sugeriu a construção de aparelhos públicos no 2º Distrito. Ele enfatizou que os bairros Pantanal, Vila Rosário e região não possuem CRAS, UBS e FUNDEC para atender as demandas locais, fazendo com que os moradores precisem percorrer longas distâncias para ter acesso a esses serviços.

As reivindicações foram apoiadas pelos vereadores Anderson Lopes, Vitinho Grandão e Celso do Alba. Vitinho sugeriu que os bairros sem as unidades mencionadas sejam priorizados pelo Executivo. E Celso do Alba, ressaltou: “tenho certeza que esses projetos sairão do papel. Nós vamos continuar cobrando do Executivo as construções de aparelhos públicos que possam transformar a vida das pessoas”.

Obras e Urbanismo

Os vereadores Catiti e Aquiciley Filho (Republicanos) exigiram explicações das Secretarias de Urbanismo e de Obras, respectivamente. Catiti solicitou, através de requerimento, informações sobre o projeto de desfavelização do Parque Vila Nova, como, por exemplo, a relação de nomes dos moradores indenizados e os critérios de avaliação.

Já o vereador Aquiciley, destacou o estado de má conservação em ruas do bairro Capivari e região, e pediu detalhes sobre o destino dos materiais que sobram das obras realizadas. “Há diversas ruas em que a ambulância não entra. Precisamos resolver isso. Esse não é um pedido particular do vereador, é um pedido do povo, que necessita dessas demandas”, enfatizou ele.

Expediente do Dia

O vereador e primeiro-secretário, Claudio Thomaz (União Brasil), realizou a leitura do Expediente do Dia, contendo Projetos de Decreto Legislativo dos vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB), Celso do Alba e Delza de Oliveira para conceder medalhas a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento municipal.

Ainda no Expediente, foram lidos requerimentos dos vereadores Clovinho Sempre Junto, Deisi do Seu Dino (SD) e Valdecy Nunes, concedendo moções de aplausos. Entre as diversas indicações, estão a do vereador Dr. Maurício (Avante) para a construção de praça em terreno localizado na Avenida Darcy Vargas, na Cidade dos Meninos, e do vereador Marquinho da Pipa (MDB), solicitando a instalação de aparelhos de ar condicionado em todos os ônibus da frota municipal.

Ordem do Dia

O presidente Celso do Alba, colocou em dois turnos de discussão e votação as mensagens encaminhadas pelo Poder Executivo e onze Projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Alex Freitas, Claudio Thomaz, Junior Reis (MDB), Elson da Batata (PL), Catiti, Marcus Vinícius Boquinha (SD), Leide (Republicanos), Serginho (MDB), Valdecy Nunes e Vitinho Grandão, para conceder títulos e medalhas.

Todas as matérias foram colocadas em segunda discussão, a pedido do vereador Aquiciley, e aprovadas por unanimidade.