Governo do Estado forma 1.200 alunos do Ambiente Jovem

Durante cerimônia, governador Cláudio Castro anunciou financiamento para 10 projetos dos formandos, escolhidos em concurso que será aberto pela Secretaria do Ambiente

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, formou, na quinta-feira (12/1), as 40 primeiras turmas do Ambiente Jovem, o maior programa de Educação Ambiental do país.

Na cerimônia, realizada no Maracanãzinho, o governador Cláudio Castro anunciou que vai abrir um concurso para que o Estado financie os 10 melhores projetos de sustentabilidade apresentados pelos formandos.

- Foram nove meses de aulas, atividades práticas e inserções que permitiram um programa de qualidade para nossos jovens. Conseguimos ver com clareza como o Ambiente Jovem impactou de forma positiva na vida destes aprendizes e de suas comunidades. Estamos muito orgulhosos por preparar esses jovens e encaminhá-los - explica o governador Cláudio Castro.

Além de estarem aptos como agentes de transformação social e ambiental, os 1.200 jovens formandos receberam orientações para buscar postos no mercado de trabalho e vagas em cursos de nível superior. A iniciativa tem como um de seus objetivos aumentar a qualidade de vida dos participantes e suas comunidades ao integrar esforços para garantir direitos e promover autonomia.

Leia também: Governador reúne cúpula de poderes e monta grupo para monitorar manifestações

- Estamos muito satisfeitos com estas primeiras 40 turmas que estão concluindo o programa. Temos certeza que formamos cidadãos com grande capacidade de fazer mudanças positivas no futuro do nosso planeta -, afirma Thiago Pampolha, vice-governador e secretário de Estado do Ambiente.

Durante o curso, os 1.200 alunos receberam capacitação por meio de eixos temáticos no mundo da sustentabilidade, além de contarem com aulas práticas, externas, visitas de campo e participação em eventos de alcance internacional, cumprindo outro grande objetivo: preparar os jovens para serem multiplicadores dos aprendizados. Para esta missão, o programa desenvolveu neles uma visão empreendedora que possibilita outras alternativas de geração de renda futura.

Leia também: INSS e a “Revisão da Vida Toda”

Números do programa

O Ambiente Jovem conta com 141 Núcleos de Pertencimento em atividade espalhados por 41 cidades do Estado do Rio de Janeiro e com cerca de 5 mil alunos ativos. A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades.

Os alunos participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades com a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, eles apresentam um plano de intervenção sustentável para suas comunidades, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.