Vereadores cobram mais políticas públicas pela igualdade racial

Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo (20), deve ser de reflexão quanto ao racismo ainda existente na sociedade

Na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 17/11, os vereadores, além de apresentarem seus projetos, requerimentos e indicações à Prefeitura solicitando serviços para diversos bairros, também fizeram suas manifestações na tribuna.

Um tema que chamou a atenção foi referente ao Dia da Consciência Negra a ser celebrado no próximo domingo, 20/11. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O vereador Catiti (Avante) destacou a necessidade de mais políticas públicas efetivas visando diminuir a desigualdade racial. “Qualquer forma de racismo, preconceito, intolerância não cabe mais nesta sociedade, nos dias de hoje”, disse ele, referindo-se ao fato recente onde uma mulher negra foi abordada indevidamente numa loja.

Leia também: Primeira lei extraparlamentar do Estado Fluminense

“A população preta, parda, neste país, é a grande maioria e, ainda nos dias de hoje, nós temos que lidar com o espetáculo do preconceito deste racismo velado”, salientou Catiti, reconhecendo que a sociedade vem combatendo a minoria racista. “Hoje, consigo ver pessoas se levantando contra essa minoria, essa parcela que envergonha a sociedade”.

O vereador também comentou sobre a criação do Ministério da Igualdade Social, no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de janeiro de 2023. “É importante quando vejo a sinalização do novo presidente da República em criar o Ministério da Igualdade Racial e Combate ao Racismo que vai ao encontro de tudo aquilo que nós pregamos para que possamos atender todos aqueles que se sentem, de alguma forma, ofendidos”.

O vereador Nivan Almeida (PT) complementou a fala de Catiti, salientando ainda a criação do Ministério dos Povos Originários pelo próximo presidente do Brasil. “Observem a fala do presidente eleito, lá no exterior, e vocês vão perceber exatamente o passivo que nós temos com muitos brasileiros e com o povo do mundo inteiro. O Brasil chegou. O Brasil veio para discutir e propor as saídas para este mundo injusto”.

O presidente da Casa, Celso do Alba (MDB) também falou a respeito das ações de combate ao racismo e ao preconceito. “A consciência humana está sendo perdida. É inadmissível que, nos dias atuais, a gente conviva com certas discriminações, com preconceito e, muito menos ainda, com a falta de respeito”, disse ele, ressaltando que o vereador Catiti tem o apoio de toda a Casa Legislativa para defender o valor do ser humano.

Segurança

O aumento da criminalidade no município, em especial, no Pilar e Cidade dos Meninos, voltou à discussão em plenário com o vereador Alex Freitas (SD) que, revelou estar recebendo relatos de moradores de vários bairros.

“Pessoas com medo de estar na rua à noite, enclausuradas em suas casas, carros sendo roubados, bandidos transitando com fuzil tranquilamente pelas ruas da cidade. E nós não podemos nos calar mediante a isso. Temos que cobrar das autoridades estaduais a questão da segurança pública”, explicou ele, alertando que já que foram investidos milhões na segurança, mas que, até o momento, não têm tido respostas.

IPTU

Outro assunto abordado pelo vereador Alex Freitas foi a dificuldade que o contribuinte tem para colocar o IPTU em seu nome. “Existe uma burocracia muito grande, aonde eles cobram várias coisas que, na verdade, a gente poderia ter uma ação prática”.

O vereador apontou para o Projeto de Lei, de sua autoria que tramita na Casa, no qual trata o pagamento do IPTU e dos demais encargos da Prefeitura por meio de pix, débito automático e cartões de crédito para facilitar a situação.

Finalizando a sessão, o presidente Celso do Alba, assim como o vereador Catiti enviou condolências à vereadora Delza de Oliveira (Patriota), pelo falecimento de sua mãe.