Questionamentos, denúncias e cobranças marcam a primeira Sessão Plenária de novembro na Câmara de Caxias

Indagações à Secretaria de Ciência e Tecnologia do município também ganharam destaque

Realizada em 1º de novembro, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Duque de Caxias pautou no plenário algumas cobranças reincidentes dos últimos encontros dos vereadores da Casa. De forma incisiva, os parlamentares reforçaram a missão do Legislativo ao defender os interesses da população nas mais variadas áreas.

Manifestações na Tribuna

Primeiro orador inscrito, o vereador Alex Freitas (SD) iniciou o seu discurso parabenizando o Presidente Eleito no 2º Turno, Luís Inácio Lula da Silva. Alex enfatizou a legitimidade da vitória de Lula e reconheceu o esforço nacional para que as eleições pudessem chegar ao fim com total credibilidade e lisura.

Na segunda parte do discurso, o parlamentar chamou atenção para os índices de infectados com Dengue, Zica e Chikungunya no Estado e no município de Duque de Caxias. Alex solicitou mais atenção e suporte aos agentes de endemias e ao sistema de conscientização realizado na cidade. Na visão do vereador a informação e as rotineiras ações da Secretaria de Saúde podem estancar o número de infectados, evitando que o mosquito causador da doença se prolifere.

Leia também: Vereadores fazem solicitações para diversas áreas à prefeitura de Duque de Caxias

Alex da Juliana do Táxi (MDB) foi o segundo a subir à tribuna. O parlamentar questionou o funcionamento e a oferta de cursos da Fundec Parque Beira Mar. Alex da Juliana cobrou da Secretaria de Ciência e Tecnologia uma data de inauguração do espaço que poderá atender a inúmeros jovens e adultos da região. Também pautada pelo vereador, a empresa Águas do Rio recebeu mais análises. A falta de retorno sobre os assuntos que permeiam a oferta de água ganhou destaque.

Vitinho Grandão (SD) corroborou com as argumentações de Alex da Juliana ao subir à tribuna. O parlamentar do Solidariedade falou sobre cobranças indevidas que estariam sendo direcionadas a população, “se for preciso nós vamos encaminhar ao Ministério Público essas cobranças indevidas para que seja dado um basta já, pois está doendo no bolso do morador dessa cidade”, afirmou.

Grandão ganhou o apoio dos pares Catiti (Avante), Nivan Almeida (PT) e Marcos Tavares (PDT). Os três, ao apartear o discurso, colocaram-se à disposição para ajudar nas intervenções à empresa em busca de esclarecimentos e soluções.

Quarto vereador a discursar, Claudio Thomaz (União Brasil) foi incisivo em suas cobranças direcionadas a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município. Corroborando com Alex da Juliana do Táxi, que trouxe a pauta a Fundec Parque Beira Mar, Claudio enfatizou que é importante ouvir o secretário responsável e, se for necessário, instaurar uma CPI ou Comissão Especial, “eu espero que assim que encerrarmos esta sessão que possamos nos reunir para definir se vamos instaurar uma CPI ou uma Comissão Especial”, concluiu.

O líder de governo na Câmara, vereador Valdecy Nunes (Patriota) foi o último a discursar e, durante a sua fala, garantiu que todas as queixas seriam apresentadas aos respectivos setores responsáveis para uma averiguação e investigação aprofundada dos casos.

Expediente

O Expediente do Dia apresentou demandas crucias à população. Os vereadores, através das suas indicações parlamentares, solicitaram recapeamento asfáltico, mutirões de combate às endemias, reformas e construções de quadras poliesportivas etc. Desde a infraestrutura a educação as solicitações contemplavam os bairros dos quais os parlamentares exerciam representatividade.

Marquinho da Pipa (MDB) foi um dos integrantes do Legislativo que encaminhou uma intervenção urgente referente aos bueiros sem tampas em logradouros do bairro Jardim Anhangá, no 3º distrito. A Indicação nº 4787/2022 contemplava toda a rua José Higino.

Outros requerimentos e indicações que se estendem aos mais variados setores foram encaminhados ao Executivo através do Expediente do dia.

MEDCOR Exames Cardiológicos