Vereadores fazem solicitações para diversas áreas à Prefeitura de Duque de Caxias

Obras, saneamento, educação, saúde e iluminação pública foram algumas das demandas apresentadas

Na sessão plenária de 27/10, a pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o vereador Nivan Almeida (PT), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura de várias indicações que serão encaminhadas ao Executivo.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou a instalação de telas de proteção na quadra de esportes da Praça Coronel João Telles, no bairro Itatiaia, 1º Distrito. Deisi do Seu Dino (SD) apontou a necessidade da instalação de sinal luminoso na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, altura do nº 28, no bairro Pilar, 2º Distrito.

Alex Freitas (SD) sugeriu que, a partir do próximo ano, seja realizado periodicamente mutirão de cirurgia de catarata nas unidades da rede municipal de Saúde a fim de reduzir o tempo de espera da realização deste procedimento.

Para a educação, o vereador Jackson Wagner (PSD) solicitou publicidade para a relação de candidatos que aguardam vagas para matrículas nas unidades de ensino da rede municipal de Educação, mediante divulgação no mural da respectiva escola ou creche de interesse, assim como publicação na página oficial da Prefeitura.

Leia também: Câmara de Caxias recebe o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023

Também para a educação, Marquinho da Pipa (MDB) ressaltou a importância da construção de unidade da Fundec com cursos profissionalizantes e Pré-Enem, em terreno existente na Avenida Anhangá, bairro Jardim Anhangá, 3º Distrito.

A canalização em toda a extensão do canal situado entre as ruas Euclides da Cunha e Seabra Sobrinho, no bairro Centenário, 1º Distrito, foi o pedido da vereadora Delza de Oliveira (Patriota). O objetivo é de construir no local uma praça com brinquedos e academia para terceira idade.

Preocupado com a violência contra a mulher, Marquinho Oi (União Brasil) sugeriu que o município implemente, em parceria com órgãos relacionados ao tema, curso voltado à prevenção e combate à violência e ao assédio sexual, a fim de conscientizar e reabilitar os agressores.

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) solicitou ao Executivo que tome providências quanto à iluminação pública ao longo da Rua Rio Negro, notadamente, em frente ao nº 125, no Parque Vila Nova, Centro, cujas lâmpadas estão queimadas.

Já a indicação de Nivan Almeida é para a recuperação asfáltica com operação tapa-buracos, mutirão de limpeza, incluindo capina e varrição, e substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio por sistema de iluminação de lâmpadas de led nas ruas F, G, H e I, no Conjunto 22 de Abril, 3º Distrito.

Por fim, o vereador e líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota), indicou ao Executivo a necessidade de saneamento básico e asfaltamento ao longo das ruas Urussaí, Imperador, Cairo e Eunápio Deiro, no Loteamento Vila Urussaí, bairro Saracuruna, 2º Distrito.

Projeto de Resolução

O secretário Nivan Almeida ainda fez a leitura do Projeto de Resolução nº 079/2022, da Mesa Diretora, que altera a Resolução nº 2.062/2004 que dispõe sobre as coordenadorias de avaliação e acompanhamento de compras e licitações; e de requerimentos de iniciativa dos vereadores concedendo moções a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do município de Duque de Caxias.