Obras do Hospital do Câncer avançam em Nova Friburgo

Com investimento que supera R$50 milhões, unidade de saúde construída pelo Governo do Estado terá 58 leitos para tratamento oncológico e será referência em toda a Região Serrana

Uma das obras mais esperadas pela população da Região Serrana, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo atingiu a marca de 20% das intervenções que estão transformando o antigo Centro Adventista de Vida Saudável num equipamento de alta complexidade.

Com investimento de R$50,6 milhões, a nova unidade atenderá não apenas os pacientes da cidade, mas de toda a região, solucionando a necessidade de quem hoje precisa se deslocar até a capital fluminense ou aos municípios de Petrópolis e Teresópolis para receber tratamento.

Para o governador Cláudio Castro, esse é um momento ímpar para o estado, com capacidade de investimento e de retomada de obras de grande importância que estavam paralisadas. Ele ressaltou que sempre foi um compromisso de sua gestão fazer com que o Hospital do Câncer saísse do papel e se tornasse uma realidade para os moradores da Região Serrana. ‘Sempre foi um compromisso nosso retomar essa obra, para que a população pudesse ser atendida perto de casa, com a qualidade necessária. O câncer já é uma doença que deixa os pacientes debilitados, nosso papel é amenizar ao máximo o desconforto causado pelo tratamento, oferecendo atendimento próximo de quem precisa dele’, afirmou Castro.

Leia também: Sindicato dos Vigilantes promove encontros na nova sede em Caxias

As obras, que estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), chegaram a 20% com a recuperação do telhado de um dos pavilhões, pintura, recuperação das redes hidrossanitária e elétrica, execução de alvenaria e emboço, além da instalação de piso intertravado no estacionamento. Agora, as obras avançam para o Bloco B e para a área de serviços, como a lavanderia, almoxarifado e o necrotério.

‘São intervenções que estão sendo executadas com o máximo de cuidado e carinho, já que o hospital será uma referência na Região Serrana. Não é só transformar espaços, mas criar um ambiente hospitalar que seja um marco não apenas em Nova Friburgo, mas em todo o país’, explicou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.

Unidade de Alta Complexidade

O Hospital do Câncer de Nova Friburgo terá 48 leitos de enfermaria e 10 de UTI exclusivamente para tratamento oncológico, além de consultório de triagem, dois leitos de estabilização, cinco leitos de urgência referenciada, serviços de imagem, consultórios ambulatoriais, fisioterapia e quimioterapia.

‘Estamos trabalhando, por meio do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS, para descentralizar cada vez mais os recursos e levar os serviços de saúde para as nove regiões do estado. Temos certeza de que esse hospital vai melhorar e muito a vida da população, oferecendo um atendimento de qualidade’, frisou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

A expectativa é grande para a conclusão da obra, segundo o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon. Ele ressaltou que a cada visita ao equipamento fica mais ansioso, já que a unidade oferecerá atendimento de alto nível à população não apenas da cidade, mas de todos os municípios do entorno.

‘A cada visita realizada, os nossos corações têm pulsado mais de esperança com os avanços deste sonho que está se transformando em realidade. É gratificante demais poder acompanhar o andamento das obras e muito em breve, os pacientes não terão que enfrentar grandes deslocamentos em busca do tratamento’, concluiu Maycon.