Câmara cobra fiscalização de empresa responsável por limpeza urbana

Vereadores relataram as reclamações dos moradores em diversos bairros

Na terça-feira (2/8), a Câmara Municipal de Duque de Caxias retornou com as suas sessões plenárias após o recesso parlamentar no mês de julho.

O vereador Claudio Thomaz (União Brasil) trouxe à tribuna uma denúncia sobre o serviço prestado pela empresa Vaip Locação Transporte Eireli, responsável pela limpeza urbana no município. De acordo com ele, os equipamentos são insuficientes para atender às demandas e os que estão disponíveis encontram-se em estado precário de utilização.

Leia também: Inmetro e a importância da fiscalização concorrente com os demais entes da Administração

A denúncia foi corroborada por diversos vereadores. Catiti (Avante), Alex da Juliana do Táxi (MDB), Nivan Almeida (PT), Marcus Vinícius Boquinha (Solidariedade) e Marcos Tavares (PDT) aproveitaram para relatar a situação nos bairros em que residem.

“Às vezes, a nossa região fica uma ou duas semanas sem coleta de lixo, com entulho acumulado, devido à máquina quebrada e sem ter reposição imediata. A empresa está fazendo um quebra-galho no município, mas está recebendo valor sem desconto”, afirmou Alex da Juliana.

“A gente sofre com essa empresa, com esse descaso, um dia a máquina está com pneu furado, outro dia falta combustível. Temos que chamar essa empresa para comparecer aqui na Câmara, e assim, poderemos responsabilizá-la”, ressaltou o vereador Marcus Vinícius Boquinha.

Outras manifestações

Na tribuna, o vereador Claudio Thomaz fez menção à tragédia ocorrida na madrugada do último domingo, no bairro do Gramacho, onde nove jovens foram alvejados por vários tiros enquanto estavam na Praça do Rio Branco. O vereador, bem como o presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), prestaram solidariedade às famílias das vítimas.  

“Até quando nossos jovens serão assassinados?”, questionou Claudio Thomaz. “O povo clama por justiça, mas também por prevenção”, destacou Celso do Alba sobre iniciativas de segurança pública para evitar tragédias como essa.

O vereador Alex da Juliana do Táxi expôs a insatisfação dos moradores do bairro 25 de Agosto com o trânsito ocasionado por obras na Rua Marechal Bento Manoel. O vereador explicou que essa é uma via importante na ligação entre a rodovia Washington Luís e o Centro de Duque de Caxias, portanto, as medidas para solucionar este caso, incluindo a sinalização, são urgentes e essenciais, principalmente, nesse período de retorno das aulas escolares.

Também na tribuna, o vereador Moisés Neguinho (PMB) fez um discurso de repúdio contra a empresa Light devido aos problemas relacionados aos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica: ruas apagadas; falta de informação sobre tarifa social; abuso com consumidor, entre outros. Os vereadores Catiti e Junior Reis (MDB) também cobraram explicações da empresa e sugeriram a atuação da Secretaria de Serviços Públicos junto às ações realizadas pela Light para evitar transtornos aos moradores.

O vereador Marcos Tavares reforçou a fala dos vereadores, relatando que a região em que reside já chegou a ficar cinco dias sem iluminação. “Buscam lucro a qualquer custo”, comentou sobre a empresa. 

Já em seu discurso, o vereador Catiti alertou para o risco de desabamento de placas no início da Avenida Leonel de Moura Brizola e sugeriu que a Prefeitura compre o imóvel na Travessa Aurélio Chaves, onde se localizava o Colégio Auri Verde. O objetivo é a instalação de uma Clínica do Coração, sugestão já proposta pelo edil por meio de indicação parlamentar.

O vereador Junior Reis enalteceu o trabalho realizado pela Prefeitura sob o comando de Wilson Reis: “Tenho a certeza de um futuro brilhante para a nossa cidade”.