Faetec oferece novos cursos voltados à arte e cultura

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu vagas para quem se interessa pela área de arte e cultura.

Estão sendo oferecidas 65 vagas em cursos gratuitos de Técnico em Teatro e Instrumento Musical. Dependendo do número de inscrições, as vagas serão sorteadas. Além disso, os candidatos terão que se submeter a um Teste de Habilidade Específica. Todos os interessados podem se candidatar até o dia 27/07, pelo endereço eletrônico www.faetec.rj.gov.br.

O curso em Instrumento Musical, que oferece 25 vagas, será na Escola de Artes Musicais, em Marechal Hermes. O candidato poderá escolher entre três opções: Instrumento de Sopro, (clarineta, flauta transversa, flauta doce, saxofone, trombone, eufônio e tuba); Cordas Dedilhadas e Friccionadas, (violino, violão clássico, violão popular e viola caipira); e Teclado (piano/teclado erudito e piano/teclado popular).

Para os alunos que sonham em brilhar nos palcos, estão sendo disponibilizadas 40 vagas para a escola de teatro Martins Pena, no Centro do Rio. A escola teve, recentemente, alunos vencedores do 12º Festival de Teatro Universitário.

Assim como nos demais cursos da Faetec, as modalidades são subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio) e com concomitância externa (para aqueles que estão matriculados no Ensino Médio), e não há limite máximo de idade. Vale lembrar que 45% do total de vagas são destinadas ao sistema de cotas, sendo 40% para candidatos comprovadamente carentes e 5% para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PTEA). Todos que optarem às vagas reservadas deverão apresentar documentação comprobatória descrita no edital.

Os candidatos sorteados para o curso de Instrumento Musical farão os Testes de Habilidades Específicas (THE) no sábado 06/08 e domingo 07/08, às 9h, na unidade. Essas datas também valem para os candidatos classificados para a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena.

Para a realização do THE, o candidato deverá apresentar um documento oficial de identificação (original com foto), comprovante de inscrição e foto 3x4 recente, para ser anexada à ficha de inscrição.