Governo do Rio apresenta os mapas do potencial de geração de energia eólica e produção de hidrogênio

O governo do Rio de Janeiro apresentou na quinta-feira (7/7) os mapas do potencial de geração de energia eólica e de produção de hidrogênio no estado. Os estudos fazem parte das iniciativas governamentais para incentivar a implantação de projetos de energias renováveis no território fluminense.

Realizados pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, os estudos destacam o enorme potencial de energia eólica offshore no Rio de Janeiro.

O estado possui hoje nove projetos em fase de licenciamento no IBAMA, totalizando a potência de 27,498GW, e possuem um potencial de atração de investimento nos próximos anos de US$ 85,244 bilhões.

- A utilização de energias renováveis contribui para o desenvolvimento sustentável na medida em que favorece o desenvolvimento socioeconômico e a preservação do meio ambiente. Trata-se de um setor competitivo, com fontes mais baratas de energia, menor impacto ambiental, e significativa capacidade de geração de empregos – afirma o governador Cláudio Castro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cássio Coelho, explica que a consolidação do setor eólico offshore traria grandes benefícios para o estado, dentre eles a maior participação de energias renováveis na matriz energética estadual, a ampliação da segurança energética estadual – importante fator competitivo para atração de investimentos – e a geração de renda, arrecadação tributária e empregos qualificados.

– Temos vantagens competitivas, como a grande extensão de litoral, a rede de fornecedores de produtos e serviços, consolidada para a indústria de petróleo e gás, a infraestrutura portuária e logística, e a proximidade com o centro de carga (eixo Sudeste), para escoamento energético – complementa o secretário.

Leia também: Rio de Janeiro criou quase 210 mil postos de trabalho formal nos últimos 12 meses

Além disso, a implementação de projetos de eólica offshore representaria um novo cenário para a indústria naval fluminense, com a criação de novas demandas para navios lançadores de cabos de energia e navios guindaste para lançamento de torres, e ainda embarcações de transporte de equipamentos e manutenção das usinas offshore.

Hidrogênio

A produção de hidrogênio também é tratada como estratégica para o estado. Dentre as vantagens competitivas do Rio de Janeiro, destacadas no mapa, estão a situação privilegiada do estado para a obtenção de gás natural para a produção de hidrogênio e a sinergia com os projetos de eólica offshore e outras renováveis já presentes no estado.

Em junho, o governo assinou um Memorando de Entendimento (MoU)  com a White Martins, para viabilizar a produção de hidrogênio verde no estado. O acordo prevê o trabalho em parceria e a articulação junto a instituições de governo, empresas, agências de fomento, sociedade civil e agências reguladoras, entre outras, para alavancar a geração da fonte em território fluminense.

Em maio, foi anunciada uma parceria entre a Shell e a Prumo Logística para a implantação, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, da primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.  O projeto, pioneiro, funcionará como um laboratório de pesquisa para desenvolver aprendizado, realizar testes de descarbonização e impulsionar essa indústria no país.

MEDCOR Exames Cardiológicos