Câmara de Caxias outorga, pela primeira vez, a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes

Pastor Cláudio Duarte e bispo Abner de Cássio Ferreira foram alguns dos homenageados

De iniciativa do presidente da Câmara de Duque de Caxias, vereador Celso do Alba (MDB), foi concedida, pela primeira vez, em sessão solene, no dia 30/05, a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes.

A honraria é destinada à pessoa que dedica sua vida ao ensino do evangelho.

A cerimônia teve início com a oração feita pelo pastor Jasiel. Em seguida, o cerimonialista Arthur Oliveira, contou a história do pastor Júlio Henrique Gomes que o fez merecedor de uma medalha com seu nome e da preocupação do presidente Celso do Alba em reconhecer os trabalhos dos evangélicos no município.

Estiveram presentes na sessão solene, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), o deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), vereadores, ex-vereadores de Duque de Caxias, ex-vereador de Petrópolis, Maurinho Branco, pastores, presbíteros, familiares e amigos dos agraciados. “Foram escolhidos por Deus. O povo evangélico tem o nosso respeito, assim como as demais religiões. Nós que trilhamos com o evangelho, fazemos a nossa parte que é orar e traças bons caminhos”, disse o presidente o Celso do Alba.

Leia também: Presidente da Câmara de Duque de Caxias recebe a Medalha Tiradentes

Ao seu lado esteve o vereador Junior Reis (MDB). “É muito difícil escolher um pastor para poder fazer esta homenagem, principalmente, na região onde eu moro. Fala-se muito que Xerém é o local com mais igrejas no Brasil, por metro quadrado. Somos um país laico e devemos amar o próximo como a nós mesmos”.

Entre os homenageados, estiveram o bispo Abner de Cássio Ferreira, o presbítero Alex de Paula e os pastores Claudio Duarte, Joel da Silva, Francisco Libório, Maurício Costa, Josemar Cavalcanti, Lenilson Costa da Silva, Gleison Evaristo, Eliseu Gomes, Ananias José da Silva, Romildo Cordeiro, Ednaldo José dos Santos, Leila Celis, Maria de Fátima Nascimento.

O vereador Anderson Lopes (Republicanos), pastor da Igreja Universal, também foi contemplado com a honraria. “Hoje, a gente está aqui, na Câmara, representando a família e a propagação do evangelho”.

Leia também: Dívida prescrita e a cobrança indevida

Camara de Caxias outorga pela primeira vez a Medalha Pastor Julio Henrique Gomes Art Video Victor HugoPara o bispo Abner de Cássio Ferreira, não havia data mais apropriada para receber a medalha. Seu pai, bispo Manoel Ferreira estava completando 90 anos. “Estou recebendo esta homenagem, mas quero transferir a ele, porque abaixo de Deus, ele é a razão da minha existência. Quero glorificar a Deus por esta homenagem que procura trazer destaque aos pastores. Esses homens de Deus que dia após dia estão semeando a boa semente”.

O pastor Cláudio Duarte citou Marcos, cap. VI, versus 20, destacando a presença de um dos grandes políticos da época bíblica: Herodes. “Ele respeitava João. Herodes fazia muitas coisas, atendendo e ouvindo João. E nós vemos aqui uma parceria extraordinária a de um sacerdote João Batista e Herodes, o governador da Judeia, naquela ocasião”, disse o pastor traçando um paralelo com o presente.

Camara de Caxias outorga pela primeira vez a Medalha Pastor Julio Henrique Gomes 2 Art Video Victor Hugo“Por muito tempo tentaram nos separar, nos dividir, dizendo que a igreja e a religião não poderiam caminhar juntas com a ótica política. Até hoje, inúmeras pessoas ainda têm dificuldades de romper com esse modelo mental. Mas queria lembrar a todos: família, escola, igreja, segurança e saúde. Para tudo isso funcionar, nós precisamos de uma instituição: a política, aquela que cria as leis”, ressaltou o pastor Cláudio Duarte.

O deputado estadual Rosenverg Reis anunciou que uma lei comemorando do Dia da Pastora está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e citou que a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes é um reconhecimento merecido à comunidade evangélica. “Quero parabenizar meu amigo Celso do Alba que, hoje, está fazendo uma justiça homenageando esses grandes homens e mulheres valorosos que são muito importantes para a nossa cidade”.

A homenagem foi destaque também na fala do deputado federal Gutemberg Reis. “Essa medalha que você tem honrado nossos pastores e pastoras, pode ter certeza, que Deus vai também te honrar com este belo gesto”, disse o deputado.

Leia também: Trote solidário nas universidades e a importância da doação

O filho do Pastor Júlio Henrique Gomes, Joel da Silva Gomes, pastor da Igreja Batista Renovada, falou em nome da família. “Agradecemos em nome da família do saudoso Pastor Júlio Henrique Gomes. Nosso muito obrigado a esta Casa, à liderança evangélica que indicou o nome do meu pai. Agradecemos ao senhor, Celso do Alba, e a todos os vereadores por esta tamanha honra”.

Ex-vereador, pastor Francisco Libório se emocionou com a honraria. “Agradeço, primeiramente a Deus, por estar aqui, nesta Casa, por onde passei na época da ditadura. Agradeço por estar vivo e poder contemplar esta Casa ativa, cumprindo o seu dever em prol do povo desta cidade”.

O presidente Celso do Alba encerrou a sessão solene ressaltando a importância da fé. “A gente deseja sempre algo a mais, mas só vamos ser com a permissão de Deus e do que ele quer que sejamos”.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos