Governo do Estado inicia reforma de escola na Cidade de Deus

Serão quase R$ 8 milhões investidos para melhorar a infraestrutura da unidade que receberá cerca de 450 alunos

O governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Rogério Brandi, e o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, assinaram na manhã desta sexta-feira (06/05) a ordem de início das obras do Colégio Estadual Dom Eugênio Salles, na Cidade de Deus.

A escola receberá investimento de R$ 8 milhões e o prazo de conclusão da obra é de seis meses.

Antigo colégio estadual Pedro Aleixo, a unidade, que fica na Rua Israel, nº 9, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, é composta por quatro pavimentos. No térreo, além do pátio coberto, há auditório, refeitório, cozinha, secretaria e sanitários. A biblioteca, os laboratórios de Informática e Ciências/Física, a sala de artes e a administração encontram-se no segundo andar, enquanto no terceiro e quarto piso estão as 16 salas de aula.

“A obra na unidade foi iniciada há mais de 10 anos, mas parada no ano de 2015. A nossa determinação é que antes de iniciar novas obras, concluíssemos todas aquelas que estão paralisadas. Isso é compromisso com o dinheiro público. A conclusão desta unidade escolar é fundamental para o aumento da oferta do número de vagas na região”, afirmou o governador.

Leia também: Governador Cláudio Castro é recebido pelo presidente de Portugal

As obras incluem, na parte externa, a pintura, a remodelação da fachada, a reconstrução de muros, iluminação, melhoria na rede de drenagem, pavimentação, criação de acessos e paisagismo. Por dentro os serviços serão de limpeza, pintura, impermeabilização, revestimento, reforma das instalações elétrica e hidráulica, instalação de sistema de segurança contra incêndios e rebaixamento do teto em gesso, entre outros.

“O governador Cláudio Castro tem a visão de dar maior comodidade para alunos e profissionais das nossas escolas, possibilitando, assim, uma melhora significativa no aprendizado. Essa é a minha missão como gestor da pasta de Infraestrutura e Obras e estamos avançando na oferta de equipamentos para que os alunos tenham melhor desempenho”, frisou Brandi.

A obra será executada pela Emop-RJ, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, e irá contemplar ainda a reforma da quadra poliesportiva do prédio anexo. A unidade tem cerca de 450 alunos. A Casa da Paz, que oferece serviços da Fundação Leão XIII na Comunidade, também será reformada a partir da próxima semana. 

“Oferecer um espaço digno para alunos, professores e seus familiares significa criar novas condições de trabalho, de vida e principalmente um futuro melhor para os jovens desta região. Hoje, estudam em apenas um turno. Com a conclusão dessas obras, teremos aulas nos três turnos”, concluiu o secretário de Educação, Alexandre Valle.