Estado terá programa “Hora do Colinho” para recém-nascidos órfãos

O Estado do Rio ganha o programa Hora do Colinho, para acolhimento humanitário e afetivo de bebês recém-nascidos órfãos ou os que por algum motivo tenham ficado privados da presença materna durante a hospitalização. É o que prevê a Lei 9.551/22, sancionada pelo Executivo publicada em Diário Oficial extra de quinta-feira (13/01).

O texto ainda deverá ser regulamentado pelo governo do estado.

O colinho terapêutico será oferecido pela equipe multiprofissional competente para relaxar o recém-nascido, diminuir a ausência, o estresse e sensações de eventuais dores. A técnica do Protocolo Operacional Padrão (POP), utilizada no Hora do Colinho, deverá ser difundida por meio de cursos nos hospitais do Estado para aqueles profissionais que lidam com os recém-nascidos.

Leia também: Fotojornalista lança livro com imagens que marcaram a pandemia da Covid-19

“O Protocolo Operacional Padrão (POP) de colo terapêutico foi criado pela enfermeira Mariluce Ribeiro de Sá da maternidade pública Frei Damião de João Pessoa, capital da Paraíba”, explicou a justificativa do projeto. O Executivo também poderá firmar convênios com os municípios do estado para implementar o protocolo.