Rios e canais de Duque de Caxias são limpos pelo Estado e Prefeitura

A Secretaria de Estado do Ambiente e a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias continuam executando seus programas de combate a enchentes no município, beneficiando milhares de moradores dos quatro distritos e minimizando os impactos das chuvas que costumam afetar as regiões cortadas pelos cursos d’água.

O programa municipal iniciado em 2017 já limpou e desassoreou mais de 300 quilômetros de rios, canais e córregos. Além disso, o programa Limpa Rio, do Governo do Estado, iniciado no ano passado, já retirou mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos de diversos rios e canais do município.

Leia também: Estado do Rio arrecada R$ 2,2 bilhões no leilão da Segunda Fase da Concessão de Saneamento

Pela parceria firmada entre o governador Cláudio Castro e o prefeito Washington Reis, o programa já atuou na limpeza e no desassoreamento dos rios nos bairros São Bento, Pilar, Vila do Sapê, Saracuruna, Vila Canaã, Gramacho, Nova Campina, Parque Paulista, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Jardim Anhangá, Santa Lúcia e Parque Estrela. Apesar das campanhas de conscientização da população, durante o serviço, ainda são retirados dos córregos objetos descartados por moradores, como sofás, fogões e até geladeiras, entre outros utensílios domésticos que dificultam o escoamento das águas nos períodos de chuvas fortes.

Este mês, os dois órgãos estão trabalhando na limpeza dos canais Vala Sete (Vila Maria Helena), Rio Negro (trecho de Imbariê), Farias (Saracuruna), Gaspar Ventura (Pantanal)) e Marilândia (Campos Elíseos).