Programa Limpa Rio avança na Baixada e chega a 46 rios e canais

O Programa Limpa Rio chegou, ao longo de 2021, a 46 rios e canais de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Executada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa abrange a limpeza e o desassoreamento desses corpos hídricos.

O objetivo é a retirada de, aproximadamente, 373,3 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. As intervenções contribuem para minimizar os impactos causados por enchentes decorrentes do transbordamento dos mesmos, beneficiando quase um milhão e meio de pessoas, segundo dados do IBGE de 2021.

Leia também: Governador anuncia repasse de mais de R$ 1 bilhão aos municípios fluminenses

Em Duque de Caxias, as intervenções aconteceram em 23 rios e canais localizados nos bairros São Bento, Pilar, Vila do Sapê, Saracuruna, Vila Canaã, Gramacho, Nova Campina, Parque Paulista, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Jardim Anhangá, Santa Lúcia e Parque Estrela para a retirada de 207 mil metros cúbicos de sedimentos. Desses 23, 20 já foram concluídos, e, nos outros três, os trabalhos seguem a pleno vapor, beneficindo mais de 929,4 mil pessoas.

- Em 2021 avançamos muito com o Limpa Rio, principalmente na Baixada Fluminense, uma região do estado que sofre muito com o impacto das chuvas. Este ano queremos levar a ação para mais municípios e trabalhar para um verão seguro para a população fluminense - destaca o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.

Em Belford Roxo, a limpeza e o desassoreamento são executados em 21 corpos hídricos. O trabalho, que já foi concluído em todos esses rios e canais, abrangeu a limpeza e a retirada de 139.497 metros cúbicos de sedimentos beneficiando uma população estimada em 515 mil pessoas. Em São João de Meriti, o serviço é realizado em dois canais de onde já foram retirados 26.842 metros cúbicos de material.

O Programa Lima Rio já beneficiou, até o momento, 33 municípios com intervenções em mais de 90 rios e canais dos quais foram retirados mais de um milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos.

Eis os municípios atendidos: Areal, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Teresópolis, Três Rios, Valença e São Pedro da Aldeia.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos