Duque de Caxias comemora o Dia do Conselheiro Tutelar

Pela primeira vez em toda sua existência, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, realizou uma homenagem pela passagem do Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18 de novembro. O evento aconteceu à tarde no auditório da Secretaria, localizada no bairro 25 de Agosto.

Na programação constaram exibição de vídeo e execução do Hino do Conselho Tutelar, além de um café de confraternização.

Leia também: Vereadores aprovam proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) em primeiro turno

O secretário Marcos Vinícius Boquinha, acompanhado pela Subsecretária Aline Ferreira e profissionais da pasta, enalteceu o papel dos membros do Conselho Tutelar: “Para nós, comemorar o dia do Conselheiro Tutelar, tem um significado que transcende a uma simples homenagem a uma categoria profissional. Celebramos, de fato, uma devoção, uma doação para com uma das mais nobres causas: a vida humana. O Conselheiro tem como uma das características mais marcantes a disponibilidade permanente, a assunção de um sentimento paternal e maternal, a disposição para tutelar e zelar por crianças e adolescentes. Impressiona a cada um de nós que, no desempenho de sua nobre função o Conselheiro, quase sempre, passa por situações de riscos, porque onde existe uma suspeita ou uma confirmação de maus tratos, à criança ou ao adolescente, vocês estão presentes, atuando segundo os postulados legais, enfrentando descontentamentos, conflitos e divergências”, destacou.

Duque de Caxias possui 6 Conselhos Tutelares espalhados nos quatro distritos da cidade, totalizando 30 Conselheiros. O Secretário, falando ao Capital, lembrou que Duque de Caxias foi o primeiro município a implantar o Conselho Itinerante, o que inspirou outras cidades a tomarem essa iniciativa. O aparelho funciona em parceria com os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). De acordo com dados da Secretaria, desde sua implantação, em junho último, foram realizados até a primeira semana de novembro aproximadamente 9.000 atendimentos.

Ainda segundo o secretário, na atual administração, a pasta já ampliou e reinaugurou vários equipamentos atuando sob sua estrutura, entre eles o CREAS Figueira, o CRAS Jardim Gramacho e Parque Beira Mar, além de estar promovendo a reforma e ampliação do 5º Conselho Tutelar, que deverá estar concluída ainda em dezembro.