Deputado Aureo Ribeiro pede esclarecimentos sobre fechamento de agências dos Correios

A audiência pública aconteceu de forma virtual na quarta-feira (27/10)

Em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) pediu esclarecimentos ao presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, sobre o fechamento de agências no estado do Rio de Janeiro. A audiência aconteceu de forma virtual na quarta-feira (27/10).

 Na sessão, Aureo relembrou o fechamento de agências no período em que os Correios tiveram o maior lucro dos últimos 10 anos. De acordo com informações divulgadas pela estatal, em 2020 o lucro líquido da empresa ultrapassou R$ 1,5 bilhão. Para o deputado, mesmo com uma boa gestão lucrativa, a população não tem sentido melhorias nos serviços prestados. O deputado ainda questionou se há previsão para reabertura de agências e para a realização de concurso público para contratação de mão-de-obra.

“Se os Correios estivessem dando prejuízo, eu diria que é falta de uma gestão competente, mas não é o caso. Não há razão para o desmonte que essa gestão deseja fazer. Além disso, depois de diversos planos de demissão incentivada, o número de servidores na área operacional está defasado, não há concurso público desde 2011”, lembrou Aureo.

Leia também: Deputado questiona MEC sobre criação de universidades enquanto as já existentes sofrem com cortes de orçamento

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, informou que a instituição tem promovido diversas ações para melhorar os resultados e os serviços operacionais. Floriano destacou que o fechamento de algumas unidades aconteceu para dar sustentabilidade à empresa pública e garantiu que nem a população e nem os funcionários dos Correios foram prejudicados por esse processo.

“Os Correios inseriram em seu plano estratégico uma ação de readequação dos canais de atendimento. Esta ação está focada em otimizar a rede de agências para garantir a sustentabilidade e universalização dos serviços de postagem. A rede reúne quase 12 mil agências em todo o território nacional. Começamos com a desativação de 260 agências sombreadas, ou seja, que eram geograficamente muito próximas e com baixa utilização pela população”, afirmou.

Aureo Ribeiro ainda lembrou o papel social dos Correios durante a pandemia, que foi fundamental para garantir o sustento de tantos empreendedores em meio à grande crise provocada pelo fechamento do comércio.

A audiência pública também contou com a participação de Arnaldo Luiz Peres, superintendente dos Correios no estado do Rio de Janeiro, Karla Cavalcanti e Francklin Furtado, representantes do Ministério das Comunicações, Andrea Garcia da Silva, secretária de Assuntos Inativos e Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, José Rivaldo da Silva, Secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios e José Maria dos Santos Silva, Diretor de Relações Funcionais da Associação dos Profissionais dos Correios.