Logo

Alerj aprova recomposição salarial e reajuste anual para servidores públicos

Estimativa do reajuste retroativo a setembro de 2017 é da ordem de 23%.

A proposta de recomposição salarial e reajuste anual para os servidores do Estado, de todos os Poderes, apresentada no projeto de lei 4.680/21, foi aprovada em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (21/09).

A medida autoriza o governo a conceder reajuste aos servidores de acordo com o IPCA acumulado entre 6 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de 2021.

“O projeto, agora, vai seguir para o governador, para que ele possa regulamentar a medida. Nós vamos marcar um dia para que ele venha à Casa sancionar o texto”, comentou o deputado André Ceciliano, estimando que o reajuste retroativo chegará a 23%. “Foi importante a aprovação desse projeto, porque os servidores estão sem aumento desde 2014. O Parlamento está atento às reivindicações da população”, complementou.

Leia também: Diga NÃO a violência contra mulher

Leia também: Participação do cidadão na gestão pública

A recomposição aprovada acontecerá em três parcelas: a primeira delas de 50%, em 2022; a segunda de 25%, em 2023; e a terceira de 25%, em 2024 – serão pagas sempre no primeiro bimestre de cada ano.

Reajuste anual

A partir de 2023, o texto autoriza um reajuste anual com base na inflação acumulada do ano anterior. Em 2023 e 2024, quando ainda serão pagas as parcelas da compensação salarial, esse reajuste está condicionado ao crescimento da Receita Corrente Líquida superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores, considerando o valor percentual total a ser pago ao servidor.

A medida prevê que o Governo do Estado não será obrigado a promover os reajustes em casos de calamidade financeira. Mas o presidente da Casa, deputado André Ceciliano, antecipou que o reconhecimento do estado de calamidade atual não será prorrogado.

Nota à imprensa

O governador Cláudio Castro comentou a aprovação da proposta de recomposição salarial e reajuste anual para os servidores do Estado, de todos os Poderes, votada, nesta terça-feira (21/09), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com a medida, o Governo do Estado está autorizado a conceder reajuste aos servidores de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre 6 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de 2021.

- O dia é histórico para o Rio de Janeiro. Depois de anos de dificuldade financeira, no ano que vem, o Estado vai poder voltar a recompor a perda salarial dos servidores. Isso é importante, fruto de um trabalho de diálogo e, principalmente, de responsabilidade com as contas públicas. O servidor não é vilão desta história e merece ser tratado com respeito – afirmou Cláudio Castro.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.