Logo

Prédio histórico vai virar retiro dos jornalistas

Iniciativa pioneira no Brasil reúne o Instituto Niemeyer, Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin e Associação Fluminense de Jornalistas

 __________________________

 Reportagem: Josué Cardoso  

__________________________

Uma parceria inédita foi selada na última sexta-feira (10/9), durante solenidade no salão de convenções da Fazenda Santa Bárbara, no município fluminense de Engenheiro Paulo de Frontin, com a assinatura de um protocolo de intenções celebrado entre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais (INPUC), a Prefeitura da cidade e a Associação Fluminense de Jornalistas (AFJ).

A iniciativa tem como objetivo promover a adaptação e reestruturação física da antiga sede campestre dos servidores da Casa da Moeda, que será transformada em retiro para os jornalistas, uma antiga reivindicação da categoria.

A assinatura aconteceu por ocasião das comemorações dos 80 anos da AFJ, atualmente presidida por Lúcia Machado. O evento, seguido de um coquetel, reuniu autoridades, dirigentes de órgãos de imprensa, jornalistas, engenheiros e arquitetos, entre outros convidados. Representando a Baixada Fluminense, participou o vereador e secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Marcos Vinícius Boquinha, padrinho dos 80 anos da AFJ na região.

 

Pioneirismo

Foto 1 Marcelo CunhaPelo documento assinado, fica estabelecida cooperação mútua, com vistas à cessão do imóvel ao INPUC, que se incumbirá da adaptação e recuperação do prédio, para a promoção e integração das atividades culturais, de ensino, pesquisa e extensão e a criação da Casa Internacional de Abrigo aos Jornalistas (CIAJ) no referido imóvel, cujo terreno mede 336 mil metros quadrados, com edificações que abrigam mais de 130 aposentos, salões e piscinas. O imóvel foi construído para a instalação do primeiro Cassino na região e depois abrigou a sede campestre dos trabalhadores na Casa da Moeda e outros órgãos ao longo dos anos. No momento, encontra-se desocupado, com parte das instalações corroídas pelo tempo.

As instituições buscarão recursos humanos e financeiros para a realização das atividades previstas no documento assinado pelas três partes. As atividades serão disciplinadas, em todos os seus aspectos, pelas normas estatutárias e regimentais das instituições signatárias. Os convênios, acordos de parceria ou contratos, necessariamente, detalharão as responsabilidades específicas das partes em cada Programa ou Projeto de forma pública. Vencidas todas as etapas, o local poderá estar disponível para utilização possivelmente já no próximo ano.

O protocolo foi assinado pelo arquiteto Paulo Niemeyer, presidente do INPUC, e pelo vice Thiago Sanderson; pelo prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, José Emmanoel Rodrigues Artemenko (Maneko), e pela presidente da AFJ, Lúcia Machado, tendo como testemunhas João Luiz Santana e Wellington Isidório das Neves. Na mesa dos trabalhos, estiveram, além do Prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, e dos presidentes do INPUC e da AFJ, o prefeito de Mendes, Jorge Henrique, o vice-presidente do INPUC Thiago Sanderson, a presidente da AFJ, Lúcia Machado e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Wellington Isidório.

Leia também: Mais uma conquista para a Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Leia também: Câmara abre suas portas para homenagear o voluntariado que auxilia a Defesa Civil de Duque de Caxias

 

Depoimentos

O Capital colheu alguns depoimentos durante a solenidade.

JOSÉ EMMANOEL RODRIGUES ARTEMENKO (MANEKO) (Prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin)

Estamos aqui reunidos com o Instituto Niemeyer, com a presença de seu presidente Paulo Niemeyer e do vice-presidente Thiago, dando o pontapé em várias parcerias com Instituto, entre eles o projeto da antiga Casa da Moeda, que vai ser o retiro dos jornalistas. Esse projeto será estruturado e executado pelo Instituto Niemeyer e a Prefeitura está dando todo apoio nessa parceria. Hoje o município tem um convênio com o Instituto, que já está executando para nós alguns projetos, como o do Cristo em Ascensão e projetos no Lago Azul. Sobre o retiro, posso dizer que é um dia que irá marcar a história do nosso município e a de todos os jornalistas do Estado do Rio de Janeiro. Quero agradecer a todos os jornais, redes de mídia e repórteres que estão nos prestigiando neste dia.

 

PAULO NIEMEYER (Presidente do Instituto Niemeyer)

Estou muito feliz de estar em Paulo de Frontin com esse projeto que me deixa muito orgulhoso, que é poder fazer essa associação com a Prefeitura e com Associação Fluminense de Jornalistas, para criar o Retiro dos Jornalistas, uma ‘memória viva’ do nosso jornalismo. Acho que é uma referência nacional e, quem sabe, até internacional, ao abrigar memórias de pessoas tão importantes que relataram, que tiveram alguma relação com o Brasil e com o trabalho executado como jornalistas. Para mim é muito gratificante. Agora estou debruçado na prancheta fazendo os desenhos para a reforma que a casa merece e que os jornalistas tanto precisam, de forma a abrigar esse pessoal tão merecedor de ter um espaço digno, especialmente nesse lugar que tem uma história também por ter sido um espaço dos funcionários da Casa da Moeda e que agora vai fazer uma nova história. Poder fazer parte disso me deixa muito honrado. Agradeço a todos que estão participando dessa nova empreitada.

 

LUCIA MACHADO (Presidente da Associação Fluminense de Jornalistas)

Foto 4 George FantCom menos de um mês como presidente, sou, com muito orgulho, a primeira mulher a dirigir essa histórica entidade, que chega aos 80 anos de existência. Inicialmente procurei o Instituto Niemeyer, através do também jornalista João Santana, para conversarmos do nosso projeto de expansão, no sentido de cobrir todos os municípios do Estado do Rio. No entanto, ao falar do sonho dos jornalistas de ter um retiro para os profissionais, vi um forte brilho nos olhos do vice presidente Thiago Sanderson, que respondeu: Que maravilha, esse retiro dos jornalistas poderá ser o maior acervo vivo da imprensa no Brasil. E em seguida me perguntou: Podemos sonhar juntos? E foi a partir daí que as coisas começaram a acontecer. Em menos de uma semana, foi levantada a edificação neste município e selada a união entre Paulo Niemeyer e o prefeito Maneko, para dar vida a esse antigo sonho.

MARCOS VINICIUS BOQUINHA (Padrinho das comemorações dos 80 anos da AFJ na região)

Foto 8 George FantPara mim é uma honra estar aqui, apadrinhando esse projeto ao lado de pessoas destacadas como o Paulo Niemeyer e o Thiago, bem como os amigos e prefeitos de Engenheiro Paulo de Frontin, Maneko e o de Mendes, Jorge Henrique. O dia de hoje certamente é um marco na história da imprensa do Estado do Rio de Janeiro e também do Brasil. Através do retiro dos jornalistas, vamos poder estar dando dignidade a esses profissionais que trazem diariamente a notícia até nós, sempre deixando a gente bem informado. Porém, muitos chegam ao final da vida sem um local digno para ficar, como muitos idosos de várias outras profissões. Parabenizo o Prefeito Maneko pela cessão do imóvel, e ao Instituto Niemeyer por ter abraçado essa importante causa, junto com a nossa presidente Lúcia Machado, uma mulher guerreira que se debruça com muito empenho para isso.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.