Obras de Di Cavalcanti serão destinadas ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes no Rio

Transferência do acervo, no valor total de R$ 10 milhões, foi acatada pela Justiça no âmbito do acordo de colaboração firmado pelo MPF com Rosane Messer

A obra Três Figuras Femininas, de Di Cavalcanti, tem o valor estimado de R$ 3 milhões. Essa é uma das 12 obras de artes que serão destinadas para o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), após a proposta do Ministério Público Federal (MPF) ter sido acatada pela Justiça, no âmbito do acordo de colaboração firmado por Rosane Messer.

Ao todo, são 10 obras de Di Cavalcanti, 1 de Djanira (1914-1979) e 1 de Emeric Marcier(1916-1990). A propriedade do acervo foi transferida para o patrimônio da União. Entretanto, o transporte das obras para o Museu Nacional de Belas Artes, que fica na Cinelândia, Centro da cidade, ocorrerá depois de finalizado o processo para contratação de transporte e seguro.

O acervo acrescido ao patrimônio da União ocorre em momento oportuno, próximo à comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, sendo Di Cavalcanti um dos artistas mais emblemáticos do Modernismo brasileiro.

Leia também: Câmara abre suas portas para homenagear o voluntariado que auxilia a Defesa Civil de Duque de Caxias

“Em prol do fortalecimento da cultura, em atuação conjunta das instituições, MPF, AGU e Ibram, foi possível a doação e destinação do acervo ao Museu Nacional de Belas Artes, a quem competirá a guarda e manutenção dos quadros. As obras, que até então possuíam acesso restrito por integrarem uma coleção privada, poderão ser expostas ao público em benefício de toda a sociedade”, destacaram os procuradores da República que atuaram no caso.

Para a diretoria do MNBA, a incorporação dessas obras ao acervo do museu é de enorme relevância para a democratização e acesso público ao bem cultural.

Veja a relação das obras:

1. Emiliano di Cavalcanti – Retrato feminino – 1965; 2. Emiliano di Cavalcanti – Carnaval – 1960; 3. Emiliano di Cavalcanti – Retrato de duas figuras femininas – 1967; 4. Emiliano di Cavalcanti – Paisagem com barco – 1971; 5. Emiliano di Cavalcanti – Três figuras femininas (“Mulheres com Bandolim”); 6. Emiliano di Cavalcanti – Figura feminina janela; 7. Emiliano di Cavalcanti – Retrato de figura feminina – 1967; 8. Djanira de Motta e Silva – Vendedor de abacaxi; 9. Emerie Marcier – Paisagem urbana; 10. Emiliano di Cavalcanti – Figura Feminina e gato; 11. Emiliano di Cavalcanti – Duas figuras femininas com flor; 12. Emiliano di Cavalcanti – Seis figuras femininas.