Mesquita convoca população para orçamento participativo

Iniciativa possibilita que moradores indiquem quais setores devem ser prioridade de investimento para os próximos anos

A Prefeitura de Mesquita conta, agora, com uma aba de orçamento participativo em seu site. Este é um mecanismo governamental de democracia participativa, que visa aprimorar as ações realizadas pelo setor público. A iniciativa já funciona desde a segunda quinzena de julho e permite que os cidadãos escolham quais são as três principais necessidades de investimento no município.

A participação da comunidade tem o intuito de aumentar a transparência e garantir que os moradores estejam sendo representados. Assim como definir as prioridades para a melhoria de nossa cidade, baseado no que foi proposto pelos cidadãos para cada localidade.

Leia também: Votação popular do orçamento participativo de Magé começa segunda (26/7)

Como participar:

Aqueles que estiverem interessados em participar do processo devem acessar o site (http://www.mesquita.rj.gov.br/pmm/orcamento-participativo-2021/). Lá, é preciso cadastrar algumas informações, tais quais nome completo, data de nascimento, bairro em que mora, escolaridade, telefone e outros. O link também é achado na aba “Serviços” da página oficial da Prefeitura de Mesquita na internet, como “Orçamento Participativo 2021”.

Assim que os dados são confirmados, os moradores podem elencar as prioridades para o seu bairro. Ao fim, eles escolhem também uma prioridade específica para o desenvolvimento na cidade, em geral.  Entre elas, meio ambiente e limpeza, infraestrutura, saúde, cultura, esporte e lazer, educação, desenvolvimento econômico, segurança, assistência, gestão ou alguma outra opção que o usuário considere.

É válido ressaltar que a participação dos moradores é de extrema importância para o planejamento do orçamento municipal, visto que esta é uma das análises que norteará os novos investimentos a serem feitos em Mesquita.