Governo do estado lança Pré-Vestibular Expresso

Programa vai auxiliar na preparação de quem deseja fazer a prova do Enem e outros vestibulares

O governador Cláudio Castro lançou, naa segunda-feira (19/7), o Pré-Vestibular Expresso, programa da Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como o objetivo disponibilizar suporte pedagógico on-line e material didático impresso e digital para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Serão oferecidas mil vagas distribuídas em dez cidades: Rio de Janeiro, Paraty, Tanguá, Iguaba Grande, Búzios, Angra dos Reis, Valença, Cabo Frio, Bom Jardim e Arraial do Cabo.

- Grande parte da retomada econômica no estado está na capacitação das pessoas, dos nossos alunos. É esse desenvolvimento humano que gera oportunidades e que vai tirar o estado do ciclo vicioso e levá-lo para um ciclo virtuoso. Trazer o mais pobre para a mesma universidade que uma pessoa que teve mais oportunidade na vida é trazer justiça social - afirmou o governador, lembrando que o pré-vestibular é on-line e permite que o aluno possa trabalhar e construa seu horário próprio de estudo.

Leia também: RJ prorroga medidas restritivas e altera regras para o trabalho remoto

O processo de seleção será feito pelos municípios contemplados, após análise da documentação do candidato. Podem se inscrever alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os interessados deverão encaminhar, no ato da inscrição, documento oficial de identidade com foto e comprovante de escolaridade.  O período de inscrição no programa será do dia 26 a 30 de julho, gratuitamente, pelo site da Fundação Cecierj (https://tinyurl.com/8ju2c4n7).

Além da importância do pré-vestibular, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, falou da expectativa de expansão do programa para 20 municípios.

- Focamos nesse pré-vestibular social, primeiramente, na capital e em outros nove municípios, interiorizado o programa, que deve chegar, em breve, em 20 cidades fluminenses. Essa é uma parceria das secretarias de Ciência e Tecnologia com a de Educação, em um esforço coletivo do Estado para apoiar os jovens que anseiam em entrar em uma universidade de qualidade - falou o secretário.

A Fundação Cecierj será responsável pela parte pedagógica, como materiais impresso e digital, além das salas de aulas virtuais. Os alunos terão acesso gratuitamente à plataforma de estudos com postagem semanal de videoaulas, áudios, exercícios e simulados preparados pela equipe de mediadores do pré-vestibular, que dará apoio pedagógico on-line durante o curso, que se encerrará em dezembro.

Os estudantes vão receber os materiais impresso e digital de dez disciplinas, incluindo inglês e espanhol, um caderno de orientação acadêmica e um de exercícios.