Programa “Escola Amiga” é anunciado pela Câmara de Caxias

Indicações parlamentares, decretos legislativos e uma mensagem do Poder Executivo, também estavam no Expediente do Dia

Durante a sessão ordinária on-line desta terça-feira (15/6), foi anunciado o programa “Escola Amiga” - uma idealização do presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Celso do Alba (MDB).

Esse PL consiste em conceder bolsa de estudos e gratuidade no transporte público para os estudantes da Rede Municipal, funcionando como medida auxiliar na contenção do impacto socioeducacional gerado pela pandemia da Covid-19.

Leia também: Investiduras no cargo ou emprego público e sua acessibilidade

Entre outros assuntos, uma mensagem do Poder Executivo, referente a criação da Comissão Permanente de Avaliação e Monitoramento da Ordem Cronológica dos Pagamentos, foi anunciada pelo primeiro secretário da Casa, Claudio Thomaz (DEM), que é o responsável pela leitura do Expediente do Dia. O secretário, divulgou, ainda, indicações parlamentares e quatro decretos legislativos.

Além da criação do “Escola Amiga”, o presidente Celso, indicou que a Prefeitura estude a possibilidade de construir uma praça, nos morros do Paraíso (bairro Grota) e do Piolho, situados no 2º distrito. E se depender do gestor da Câmara, um posto de saúde deverá ser construído no Parque Comercial, localizado no distrito citado anteriormente.

A fim de ampliar as opções de lazer do Jardim Balneário Ana Clara, a vereadora Dra. Fernanda Costa (MDB) solicitou que seja construída uma praça nas proximidades da rua Presidente Kennedy, situada nesta localidade do 2º distrito. Fernanda também pediu urgentemente, que o local receba obras de pavimentação asfáltica ao longo da rua Deceptio Rosado. Já Moisés Neguinho (PMB), indicou as ruas Caramuru, Manhuaçu e Apiacá, em Jardim Gramacho, no 1º distrito, para serem pavimentadas, drenadas e terem saneamento básico.

E por falar em obra, a empresa Estevão, licenciada para prestar serviços de limpeza das vias do município, voltou a ser criticada. Delza de Oliveira (Patriota) foi enfática ao reclamar da maneira em que a empresa executa seus serviços e atendimento na cidade. Ela cobrou respostas e descreveu um episódio: “As esquinas da nossa cidade estão com muito lixo! Gostaria de saber, por que os maquinários da Estevão só vivem com os pneus furados e com defeito?”. Delza recebeu o apoio do vereador Catiti (Avante), que anteriormente fez duras críticas a mesma empresa. Ela deixou registrado que solicitará para a Estevão, esclarecimentos sobre quem é o responsável pela licitação, além do quantitativo de maquinário, funcionários, entre outras questões, na tentativa de entender o motivo do péssimo serviço prestado pela empresa e melhorar o atendimento.

O vereador Marquinho “Oi” (DEM) foi direto: “Temos que fiscalizar as empresas que ganharam licitação e não estão dando conta do recado”. O líder do Governo, vereador Valdecy Nunes (Patriota), assegurou que a Prefeitura será informada e tomará as atitudes cabíveis para resolver o problema descrito por Delza.

No sentido de disponibilizar uma ambulância, para atender as demandas do Posto Médico Sanitário de Imbariê (Doutor Jorge Rodrigues Pereira, no 3º distrito), Marquinho da Pipa (MDB) indicou que a Prefeitura analise essa possibilidade.

Indignado com a má conduta de alguns funcionários da Fundec, órgão subordinado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, o vereador Vitinho Grandão descreveu uma situação que ocorreu um dia antes da sessão, durante a vacinação contra a Covid-19 no Posto de Saúde do Pilar, com a presença do secretário da pasta supracitada e o vereador licenciado, Eduardo Moreira. De acordo com Vitinho, os funcionários e o secretário da referida pasta, estavam comandando a vacinação, juntamente com a equipe de saúde que trabalha no local. “Não sei se o serviço dos funcionários da Fundec é esse, mas eles, juntamente com a equipe de Enfermagem, estavam vacinando quem bem queriam. Há secretários que se colocam em posições que não deveriam estar”, expôs Vitinho.