Logo

Programa de combate à depressão na adolescência é criado no estado

O deputado Marcelo Dino, autor da lei, sugere que as campanhas sejam feitas durante as comemorações do Dia das Crianças

O Estado do Rio de Janeiro terá um Programa de Conscientização sobre Depressão Infanto-Juvenil. É o que determina a Lei 9297/21, do deputado Marcelo Dino (PSL), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7/6).

O objetivo da legislação é promover o esclarecimento da população sobre a ocorrência da depressão em jovens de 13 a 16 anos, alertando sobre os riscos da ausência de tratamento adequado.

Deverão ser realizadas campanhas de divulgação sobre a doença, distribuindo cartazes, panfletos, revistas em quadrinhos e álbuns de figurinhas. A conscientização também poderá ser realizada por palestras, peças de teatro, fantoches e gincanas que abordem a importância de reconhecer os sintomas da doença.

Leia também: O poder fiscalizatório em prol da população fluminense

O deputado Marcelo Dino (PSL) sugere que as campanhas sejam feitas durante as comemorações do Dia das Crianças, em 12 de outubro. “A banalização dos sintomas e a falta de tratamento pode causar consequências gravíssimas, como o uso de drogas e álcool. Independentemente da doença se manifestar de forma mais intensa ou mais branda, o tratamento adequado é primordial para que crianças e adolescentes possam aprender a lidar com os seus sentimentos, mudanças hormonais ou acontecimentos dolorosos”, declarou o autor.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.