Celso do Alba faz a diferença como gestor da câmara

Postura do vereador é um dos destaques na 19ª Legislatura

O vereador Celso do Alba (MDB), tem feito um trabalho reconhecido por todos à frente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, como presidente da Casa Legislativa, na 19ª Legislatura.

O trabalho de Celso é alinhado ao Governo e ele é um defensor declarado dos interesses do povo, principalmente da população do 2º distrito, sua região de origem. “Quero marcar minha gestão com austeridade e aproximação forte com a população. Vivemos um momento de crise sanitária e econômica. Todos nós precisamos dar exemplo”, disse.

Celso do Alba está mostrando que possui grande habilidade de articulação e seu comprometimento não se limita apenas à administração da Câmara Municipal. Como prova disso, a questão que ele faz, de estar acessível à população, pois o objetivo do seu mandato é, única e exclusivamente, favorecer os cidadãos do município. É partindo desse ponto, que o parlamentar elabora indicações e projetos que atendam às necessidades dos munícipes.

Leia também: Câmara de Caxias apresenta, vota e aprova projetos parlamentares

O gestor da Casa é idealizador de diversas indicações que visam proporcionar melhorias e qualidade de vida para os cidadãos de toda a Duque de Caxias. A indicação, referente à parceria entre a Prefeitura e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro – ITERJ, no sentido de desenvolver ações de intervenção jurídica, urbanística e social, no bairro Vila Alzira (2º distrito), comprova essa teoria. Além dessa indicação, Celso também solicitou que a Prefeitura implantasse unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, na comunidade da Lagoa e nos bairros: Amapá, Parque Muísa, Parque da Conquista, Parque do Carmo, Portugal, Divino e Vila São José.

Em maio, ele solicitou que fossem implantadas unidades do CRAS, nos bairros: Nossa Senhora do Carmo, Pantanal, Vila Fraternidade, Parque Comercial, Morro Garibaldi, Cristo Rei, Jardim da Paz e Novo Santo.

Celso do Alba também propôs que a Prefeitura fizesse uma reforma na E.M. Professora Elizabeth Lopes Cabral (Divino), E.M. José Camilo dos Santos (Vila Rosário), E.M. Nísia Vilela Fernandes (São Bento), na E.M. Minas Gerais e na E.M. Professor Paulo Freire, localizadas no Jardim Portugal.

Ademais, o gestor da Casa indicou ainda, que seja construído um Posto de Saúde da Família – PSF, no bairro Nossa Senhora do Carmo. “Essa Legislatura tem pensado muito nos avanços conquistados em conjunto com a Prefeitura. Não defendemos só os votos que conseguimos nas urnas, mas também defendemos os interesses dos cidadãos de Duque de Caxias”, observou.

No segmento saúde, Celso esteve presente em ocasiões importantes, como a audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde. A última reunião aconteceu no dia 25 de maio, no plenário Vilson Campos Macedo, e teve o objetivo de prestar esclarecimentos referentes ao primeiro quadrimestre de 2021. “A equipe da pasta deu uma bela demonstração de quantos aparelhos da saúde pública têm funcionado no município, atendendo grandemente a população. Acredito que a grande preocupação de todos é o bem-estar, não só do povo, mas também dos funcionários da Prefeitura”, disse o parlamentar.

Entre as decisões importantes que a Câmara tomou sob a regência de Alba em maio, estão a aprovação do projeto de Lei 014/2021, que dispõe as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022, o projeto de Lei 0.15/2021, que disponibilizará a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, o decreto legislativo que inclui a “Semana Municipal de Combate à Dengue” no Calendário Oficial do município (que passará a ser comemorada, anualmente, na primeira semana de dezembro), a disponibilização do Teste do Reflexo Vermelho – TRV, popularmente conhecido como “Teste do Olhinho” (que poderá ser feito, em recém-nascidos, nos hospitais e maternidades, públicos e privados do município), entre outras. O presidente da Casa também liderou a sessão que aprovou unanimemente, em discussão única, as contas de gestão, referentes ao ano 2006, do prefeito Washington Reis, e também as contas do Governo Municipal referentes aos anos 2018 e 2019.