Prefeitura de Belford Roxo inicia matrículas on-line e abre 11.538 vagas

Matrículas para as escolas e creches começaram nesta segunda-feira e se estendem até o dia 15 de janeiro

Prefeitura de Belford Roxo inicia matrículas 3 MATRICULAS ONLINE Rafael Barreto PMBRA pandemia do Coronavírus introduziu um “novo normal”. Visando manter o menor número possível de contato entre pessoas, a Prefeitura de Belford Roxo implantou este ano a matrícula online nas escolas e creches municipais.

A matrícula poderá ser feita pelo site www.matriculabelfordroxo.com.br. No ato da inscrição, o próprio sistema oferecerá cinco opções de escolas para que os pais escolham uma de seu interesse. As matrículas começaram dia 11 e vão até o dia 15. Estão sendo oferecidas 11.538 novas vagas, entre creche, educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade). Até o início da manhã desta segunda-feira (11-01) foram feitas mais de mil matrículas. As aulas começarão no dia 8 de fevereiro.

Leia também: Vai até 14/01 o prazo para confirmação de matrícula nas escolas estaduais

As 11.538 vagas estão distribuídas da seguinte maneira: 3.284 (educação infantil), 5.357 (1º ao 9º ano de escolaridade), 2.160 (Educação Jovens e Adultos – EJA) e 737 (creches conveniadas). Belford Roxo tem 65 escolas municipais e 21 creches próprias. A previsão de alunos para este ano é de 47 mil. Para tirar dúvidas, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou o whatsapp  (21) 96649-5788.

O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, frisou que o aumento do número de vagas só foi possível graças a um “trabalho de reconstrução” feito na Educação. Ele lembrou que no início do seu primeiro governo, em janeiro de 2017, visitou as escolas e viu a precariedade. “Era um cenário devastador, com prédios em péssimas condições e mobiliários de salas de aula quebrados. Em quatro anos conseguimos reformar mais de 30 escolas, construímos três, e mais seis creches, aumentando a oferta de vagas. Creio que a educação é a base de tudo e Belford Roxo está no caminho certo”, avaliou

Unidades próximas

Para efetuar a matrícula, o interessado entra no site, escolhe a opção “Faça sua Matrícula”. Em seguida, preenche o cadastro e responde a um pequeno questionário, seleciona o ano de escolaridade desejado e o turno. Depois clica em “buscar escolas”. O sistema identificará as unidades mais próximas da casa do aluno. Depois de feito o cadastro, os pais receberão um email informando qual escola foi a escolhida e quais são os documentos necessários para efetuar a matrícula diretamente na unidade. “É importante informar se o aluno tem ou não algum tipo de deficiência para que seja escolhida uma escola com total acessibilidade e profissionais aptos a trabalharem com este estudante”, concluiu o secretário municipal de Educação, Denis Macedo, ao lado de Rosangela da Silva Garcia e Eliane Lopes, responsáveis pelo setor pedagógico e de matrícula, respectivamente.

O secretário salientou que há vagas suficientes para o ensino fundamental. Segundo ele, a carência maior está localizada nas creches. Macedo explicou que no início de 2017 havia uma fila de espera de 1.300 crianças aguardando uma vaga. Hoje são trezentas. Os pais também deverão fazer a matrícula acessando o site www.matriculabelfordroxo.com.br. No dia 15 de janeiro será divulgado os nomes dos contemplados. Quem não conseguir a vaga, fica em uma fila de espera. O cadastro é público e poderá ser acessado no site.

Denis Macedo destacou que o processo de matrículas online agilizou também a informatização do cadastro dos alunos da rede. De acordo com o secretário, as informações ganharão mais rapidez, pois a base de dados será sempre atualizada. “Todas as informações de pais e de alunos são confidenciais e ficarão apenas na Secretaria para que sejam consultados somente por nossos servidores”, arrematou Macedo.

Calendário de matrículas

11 a 15 de janeiro de 2021 – Inscrição para novos estudantes do Ensino Fundamental/EJA

15/01/2021 – Resultado para saber quem conseguiu vaga nas creches. A divulgação é pública e poderá ser consultada no próprio site

20/01/2021 – Relação nominal de todos os alunos divulgada no próprio site (aba consulte sua inscrição)

21 e 22 de janeiro de 2021 – Efetivação da matrícula na primeira fase

25 a 29 de janeiro de 2021 – inscrição e confirmação para estudantes não alocados na primeira fase

01/02/2021 – A partir desta data a terceira fase da matrícula será diretamente nas unidades escolares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA)