Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse em Duque de Caxias

Celso do Alba foi eleito presidente para o biênio 2021/2022

 

Vereadores prefeito e vice prefeito tomam posse em Duque de Caxia Agencia Art VideoA Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou em 01/01/21, a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos e reeleitos para a Legislatura 2021/2024.

De acordo com o Regimento Interno, a sessão foi presidida pelo vereador Serginho (MDB), o mais votado nas eleições de 2020, tendo como secretários os vereadores Claudio Thomaz (DEM) e Leide (REPUBLICANOS).

O deputado federal Gutemberg Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis, ambos do MDB, também compuseram a Mesa. Por conta da pandemia da Covid 19, a solenidade foi restrita aos convidados.

Leia também: Paes toma posse no Rio e promete regularização de contas e gastos

Os vereadores prestaram o compromissoe assinaram o termode posse. Declarados empossados, logo após, ocorreu a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 que elegeu Celso do Alba (MDB) como presidente. A vice-presidência ficou a cargo da vereadora Delza de Oliveira (PATRIOTA) e a segunda vice-presidência é do vereador Junior Reis (MDB).Claudio Thomaz e ClovinhoSempre Junto (PATRIOTA) assumem como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Em seguida, o presidente Celso do Alba empossou o prefeito Washington Reis (MDB) e o vice prefeito Wilson Miguel.

Discursos

O vereador Serginho agradeceu aos eleitores pelos votos recebidos e destacou as ações do Legislativo, principalmente, em 2020, devido à pandemia da Covid 19. Ressaltou a continuidade dos trabalhos e a importância do diálogo com a população e a busca de recursos para o município.

O prefeito Washington Reis também falou dos desafios enfrentados com a pandemia. Ele fez um paralelo com a guerra nuclear de Hiroshima e disse que a Covid é uma guerra muito maior, pois já são quase 200 mil mortos no Brasil.

Ele também lembrou das dificuldades financeiras nos últimos quatro anos.“Assumimos com recursos escassos (...), mas com nosso networking político, estamos há quatro anos trazendo verba para a cidade", ressaltou o prefeito, que também citou os diversos trabalhos realizados pela Prefeitura e a parceria, diálogo e transparência com a Câmara de Duque de Caxias.

O que esperar desta Legislatura?

O presidente Celso do Alba destacou a continuidade dos trabalhos nos quatro distritos do município, assim como a participação popular no processo democrático. “Temos que ouvir a população”, disse ele, apontando as ações que o Legislativo já desenvolve e os desafios que estão por vir. Como presidente, enfatizou que vai conduzir os trabalhos da Câmara com transparência, ética e respeito aos cofres públicos.

O primeiro secretário, Claudio Thomaz também falou da continuidade de seus trabalhos na Câmara ecomomembro da Mesa Diretora, destacou a importância e responsabilidade do cargo. Quanto à cobrança da população, ele resumiu de forma descontraída. “Político é como feijão: funciona na pressão”, apontando que está como vereador para buscar a melhoria da qualidade de vida em todo o município.

Para o segundo secretário Clovinho Sempre Junto, a próxima legislatura será promissora. Com empenho e dedicação, acredita que os trabalhos da Câmara seguirão fazendo a diferença em Duque de Caxias.

Eleito pela quarta vez consecutiva, o vereador Eduardo Moreira (PT) agradeceu o apoio dos eleitores e ressaltou que o lugar de um vereador é nas ruas, com a população, para que conheça as realidades e possa buscar recursos para sanar os problemas. Referindo-se ao pai, deputado Geraldo Moreira, salientou que seu mandato é conduzido para que as demandas sejam sanadas, tendo como foco, o ser humano em primeiro lugar.

 

Celso do Alba é eleito presidente

Vereadores prefeito e vice prefeito tomam posse em Duque de Caxia Agencia Art Video2Em entrevista ao Capital, o vereador Celso do Alba, novo presidente da Câmara de Vereadores, disse que “temos esse desafio a frente dessa Casa Legislativa e daremos continuidade a tudo que a gente se propôs a fazer acompanhando a linha de raciocínio do governo. Estou indo para lá para ser o elo de ligação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário”.

Celso afirmou que “ouvir as vozes que vem das ruas é o mais importante. Devemos nos manter firmes nesse propósito de cuidarmos desse povo, transformando a cada dia a vida das pessoas juntamente com o prefeito Washington Reis”, e concluiu dizendo que “essa décima nona legislatura será algo diferente, aberta ao diálogo, e eu que sou uma pessoa de bom relacionamento deixo a Casa aberta a todos para que nós possamos ser esse elo de ligação”.

 

Os 29 vereadores eleitos para a Décima Nona Legislatura de Caxias

Serginho (MDB), Carlinhos da Barreira (MDB), Marcos Tavares (Avante), Sandro Lelis (MDB), Delza de Oliveira (Patriota), Celso do Alba (MDB), Arthur Monteiro (DEM), Danilo do Mercado (MDB), Junior Reis (MDB), Eduardo Moreira (PT), Claudio Thomaz (DEM), Chiquinho Caipira (DEM), Anderson Lopes (Republicanos), Clovinho Sempre Junto (Patriota), Valdecy Nunes (Patriota), Junior Uios (DEM), Marquinho da Pipa (MDB), Aquiciley Filho Adão do Campo (Republicanos), Leide (Republicanos), Vitinho Grandão (Solidariedade), Boquinha (Solidariedade), Sandro do Sindicato (Solidariedade), Zezinho do Mineirão (PSL), Catiti (Avante), Moises Neguinho (PMB), Quinzé (PL), Jackson Wagner (PSD), Michel Vila Nova (PSDB), e Deisi do Seu Dino (PSL).

Os partidos no legislativo Duquecaxiense

O Movimento Democrático Brasileiro foi o partido que consquistou mais cadeiras no Legislativo de Duque de Caxias com sete vereadores, seguido pelo Democratas com quatro representantes. Três legendas conseguiram 3 vagas , duas ficaram com duas e cinco partidos terão um vereador cada.

Veja como ficou a composição da Casa Legislativa: MDB (7), DEM (4), Patriota (3), Republicanos (3), Solidariedade (3), Avante (2), PSL (2), PL (1), PMB (1), PSD (1), PSDB (1) e PT (1).

MEDCOR Exames Cardiológicos