Logo

Baixada recupera 74% dos empregos perdidos nos meses mais afetados pela pandemia

A análise da indústria da região mostra recuperação de todos os empregos perdidos durante a crise da Covid-19 e ainda geração de mais de 300 novos postos formais.

 

Levantamento feito pela Firjan e divulgado através da plataforma Retratos Regionais aponta que a Baixada Fluminense recuperou, de julho a novembro, 74% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia e pelas incertezas em relação à economia.

Novembro, inclusive, foi o quinto mês consecutivo de saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). Duque de Caxias (+5.630) e Nova Iguaçu (+2.345) são os municípios com os melhores desempenhos no período de julho a novembro.

A análise da indústria da região mostra que o setor recuperou todos os empregos perdidos durante a crise da Covid-19 e ainda gerou mais de 300 novos postos de trabalho formais. Duque de Caxias (+878) e Nova Iguaçu (+550) também se destacaram positivamente entre julho e novembro. O comércio, por sua vez, também recuperou, ainda no mesmo intervalo, todos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços, que iniciou a retomada das contratações apenas em agosto, recuperou pouco mais de um terço

Análise estadual

Em novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de saldo positivo nos quatro setores econômicos. O resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (+5.230). Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A Capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas, seguida pela Baixada (+5.721), Leste Fluminense (+5.302) e Sul (+2.628).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.