Como a tecnologia pode impulsionar a venda de imóveis no Rio de Janeiro

Veja como utilizar os recursos digitais a seu favor e do seu cliente

Como a tecnologia pode impulsionar a venda de imóveis FreepikUma das principais transformações observadas no varejo nos últimos meses está relacionada a presença do digital. E no mercado imobiliário, esse movimento não é diferente.

 

O uso da tecnologia aplicado a imóveis no RJ se fez necessária uma vez que a aquisição de uma casa ou apartamento é uma compra de alto investimento, que exige um processo de tomada de decisão mais longo por parte do consumidor.

Ao identificar a necessidade de um novo espaço para morar, o cliente começa a sua jornada de compra, em que necessita de diferentes dados, informações e referências que contribuam na busca pelo imóvel ideal.

Com mais informações a disposição, a forma como o cliente compra sua unidade vem mudando. Ao invés do corretor ter todo o controle sobre a venda e mostrar o melhor caminho ao comprador, esse papel passa a ser do cliente, que chega muito mais decidido sobre qual caminho deseja tomar em relação a sua compra.

Entretanto, se a facilidade com que com o cliente tem em acessar informações e fazer escolhas aumentou, atrair a atenção e fechar negócio exige mais disposição do corretor. Isso porque o profissional precisa apresentar mais alternativas que atendem as necessidades do cliente e gerem interesse que o leve a fechar negócio. Agora que você já sabe mais sobre a influência da tecnologia no mercado imobiliário, sabia como utilizar-lá a favor da sua venda a seguir:

Portais imobiliários

Uma das principais vantagens que a tecnologia trouxe ao mercado imobiliário foi dispensar a necessidade em se deslocar até uma imobiliária ou corretor de imóveis para iniciar sua busca por um apartamento no Rio de Janeiro.

Com o acesso ao site de classificados e anúncios, os clientes conseguem dar início às buscas de forma totalmente remota. Isso auxilia muito no processo, uma vez que o cliente pode filtrar sua procura conforme o orçamento, a localização, o número de cômodos.

Só após conhecer as opções e as possibilidades é que ele parte para as visitas presenciais. Atento a essas mudanças, as imobiliárias no Rio de Janeiro também passaram a investir nos portais na internet, que atraem potenciais clientes, facilitam a divulgação das unidades e ainda geram conversão capaz de fechar negócio.

Redes sociais

Antes de chegar aos portais imobiliários, uma das principais portas de entradas para a venda de imóveis começa nas redes sociais. Hoje as mídias sociais funcionam como uma espécie de vitrine que permite anunciar os mais variados tipo de produto, entre eles imóveis.

É importante que os anúncios estejam os mais completos possíveis. Isso é: com fotos que mostram da melhor forma possível como é o ambiente, descrição completa do imóvel, valor e forma de pagamento se possível e telefone para contato.

Também é interessante colocar mais de uma forma de contato como e-mail ou site se existir, pois isso facilita para o cliente. Assim, com uma presença forte em diferentes canais, aumentam as suas chances de realizar bons negócios.

 

Atendimento online

Além das plataformas em si, uma das coisas que a tecnologia possibilitou foi realizar todo o atendimento ao cliente de forma remota. Muitas vezes determinados clientes não tem disponibilidade na agenda para realizar reuniões e visitas presenciais.

Com o atendimento online, isso diminui o tempo e ainda auxilia na otimização do processo de venda. Já dentro do site da imobiliária, o atendimento online pode ser o ponto de virada para transformar o visitante em cliente.

Isso porque nesses casos o tempo de atendimento é fundamental para que o usuário prossiga com a negociação e ainda pode ser encarado como o diferencial da empresa perante as demais. Mas para que essa estratégia funcione, é importante que um corretor faça o atendimento, ou isso pode acabar frustrando os potenciais clientes.

Em paralelo também interessante apostar em ferramentas capazes de responder dúvidas básicas e recorrentes, enquanto o usuário não é atendido por um profissional de fato.

Vantagens da tecnologia na venda de imóveis

Agora que já conhece alguns dos principais canais que possibilitam o contato com o cliente no digital para a venda de imóveis, veja algumas das vantagens para o seu negócio.

Um dos primeiros tópicos sem dúvida é a questão do tempo aproveitado. Isso porque com a possibilidade de realizar a pesquisa de forma remota e ainda ser atendido em tempo real, diminui muito o processo de venda e até mesmo deslocamento que teria que ser feito sem o recurso do digital. Assim o corretor pode focar em dedicar sua atenção principalmente em realizar as visitas presenciais e fazer a ponte entre proprietário e comprador.

O segundo ponto que é um dos principais da transformação do mercado imobiliário no digital está relacionado a autonomia dos clientes. Os consumidores gostam da independência e deles mesmos conseguirem guiar o seu processo de venda, levando em conta principalmente a autonomia na tomada de decisão e também a gestão do tempo de busca. Com o acesso a essas informações básicas sobre os imóveis, que agora estão disponíveis na internet, fica muito mais fácil fazer sua própria escolha e saber o momento certo de contatar um profissional ou uma imobiliária para concretizar o negócio.

É importante destacar que mesmo com a facilidade na busca, é fundamental contar com o apoio de um profissional, a fim de evitar ser vítima de um golpe ou ainda vir a enfrentar problemas no futuro. Outra questão sobre a tecnologia diz respeito a segurança de dados e informações.

Com o aumento da tecnologia na internet, praticamente todas as operações são rastreáveis, o que aumenta a segurança e diminui a chance de problemas. Ao disponibilizar um imóvel online, o proprietário conta com ferramentas que atestam a segurança no tratamento das informações e ainda asseguram a integridade da operação, bem como o sigilo dos dados das operações. Agora que você já conhece os canais e sabe as principais vantagens do uso da tecnologia na venda de imóveis, não perca tempo e comece a desenvolver sua estratégia de atendimento e divulgação hoje mesmo!

Mauro Brandão