Logo

Câmara de Duque de Caxias retoma atividades presenciais

Câmara de Duque de Caxias retoma atividades presenciais Art Vídeo José MiltonAs reuniões plenárias da Câmara Municipal de Duque de Caxias voltaram a ser presenciais na quinta-feira (25), após três meses realizando sessões online, devido à pandemia do novo coronavírus.

 

Inicialmente, dezoito vereadores participaram da sessão. O presidente Sandro Lelis (MDB) solicitou um minuto de silêncio em memória do vereador Carlos de Jesus (PDT), falecido no último dia 23. Em seguida, a 2ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Delza de Oliveira (PATRIOTA), fez a leitura do Expediente do Dia.

Foram apresentados Projetos de Lei de autoria de vários vereadores.

A vereadora Deise do Marcelo de Seu Dino (PSL) falou sobre seu requerimento para a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades nos contratos emergenciais da Covid 19 e pediu apoio dos demais edis. Imediatamente, o vereador Wendel (PSDB) mostrou-se favorável a ação.

O vereador Zezinho do Mineirão (PSL) contestou a Empresa União que presta serviços de transporte público no Município. Segundo ele, a redução do número de linhas tem afetado a população, principalmente, da Vila Operária. Beto Gabriel, que pertence à Comissão de Transportes da Câmara, explicou que, no momento da pandemia, a empresa está cumprindo determinações, mas que várias indicações já foram encaminhadas solicitando informações e melhorias no atendimento.

Indignado, Zezinho do Mineirão voltou a falar sobre o corte salarial dos profissionais da saúde que foram infectados pelo coronavíurs e salientou que os contratados pela Empresa Objetiva também estão sem o pagamento.

O vereador Chiquinho Grandão também se mostrou favorável à abertura da CPI, requerida pela vereadora Deise do Marcelo do Seu Dino. Porém, ressaltou as ações da Prefeitura no combate à Covid 19, como a aquisição de hospital e a realização de testes rápidos em todos os bairros. Citou que a Câmara já tem uma Comissão Especial em andamento, desde abril, composta por sete membros e sete suplentes, para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relativas à emergência de saúde pública relacionada à Covid 19.

O vereador Junior Reis (MDB) comentou sobre a situação das empresas de transportes públicos cujos contratos já venceram e que estão prestando serviços sob liminares. Disse que é preciso urgência nesta questão e solicitou o retorno do ônibus da Empresa União para Rancho Alegre. Também falou sobre a saúde no Município e suas frequentes visitas aos PSFs para acompanhar a situação. “Duque de Caxias está servindo de exemplo para outras cidades”, disse ele, confiante.

Quanto à instauração da CPI, proposta pela vereadora Deise do Marcelo do Seu Dino, o líder de governo, Serginho Corrêa, explicou que como há uma Comissão Especial em andamento, o mais viável, seria o encaminhamento das denúncias a esta Comissão para que sejam apuradas.

Após as manifestações, o presidente Sandro Lelis abriu para o segundo momento da sessão plenária com a Ordem do Dia. Em 1ª Discussão, estavam os pareceres a nove Projetos de Lei dos vereadores.

Também, em 1ª discussão, foram aprovados, à unanimidade, a Mensagem 020/2020, do prefeito, contendo o PL nº 014/2020 estabelecendo incentivos e benefícios para o pagamento dos tributos municipais e o Projeto de Resolução 148/2020, da Mesa Diretora, revogando a Resolução nº 2.753, de 2 de abril de 2020 que instituiu, no âmbito da Câmara Municipal de Duque de Caxias, o Sistema de Deliberação Remota.

A pedido do vereador Cláudio Thomaz (PODEMOS) todos os Projetos foram colocados em 2ª votação e aprovados à unanimidade. E, em 2ª Discussão, esteve o parecer à mensagem 017/2020 do prefeito com o Projeto de Lei nº 12/2020 (Lei das Diretrizes Orçamentárias/ LDO), dispondo sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). As emendas dos vereadores Juliana do Táxi e Marcos Tavares foram aprovadas à unanimidade.

Ao final da sessão plenária, o presidente Sandro Lelis informou que, em cumprimento ao exercício da simetria entre os Poderes, estabelecido pela Constituição Federal de 88 e de acordo com o Regimento Interno da Câmara, os vereadores entram em Recesso Parlamentar. Durante o período, somente as reuniões plenárias estão suspensas, sendo possíveis convocações para reuniões extraordinárias. As sessões plenárias retornam na primeira semana de agosto.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.