Programa Rio Rural incentiva uso de biofertilizantes

Foto: Flavia PizelliAlém de aumentar a vitalidade dos produtos agrícolas, o húmus de minhocas melhora também a qualidade de vida do produtor rural, porque sua utilização demanda menos esforço físico. Foi com Mário Rangel, seu vizinho em São João da Barra, que Chico do Amparo aprendeu o manejo das minhocas californianas, selecionadas para a vermicompostagem. Agora já está preparado para utilizar o húmus e pretende dividir as minhocas da banheira, formando mais duas minhocomposteiras em caixas d’água que também estão sem uso em sua propriedade. O próximo passo é dar matrizes de minhoca ao filho Carlos Henrique Rodrigues, 31 anos, também produtor rural.

- O Chico está cuidando direitinho e vai ter ótimos resultados com o húmus, assim como o vizinho. Ele quer deixar de usar agrotóxico e diminuir a compra de adubo orgânico (esterco de boi) e está no caminho para isso - revela Luiz Fernandes, supervisor da Emater-Rio em São João da Barra e técnico executor do Rio Rural na microbacia Canal de Degredo.

Chico trabalha junto com a mulher, Marivalda Rodrigues, 60 anos, em menos de dois hectares, de forma diversificada e fazendo rotação de culturas. Eles plantam goiaba, banana, mamão, manga, caju, coco, abóbora, tomate, vagem, jiló, jenipapo, feijão, batata doce e quiabo, entre outras culturas. Além disso, criam aproximadamente 100 galinhas.

- Quando eu era criança, meus avós diziam que essas terras aqui não serviam para plantar, só para morar. Eles não tinham as técnicas que hoje temos, não alimentavam a terra. Eu faço isso, e meu desejo é buscar alternativas para me livrar de vez do agrotóxico - disse o agricultor. Os dois criaram sete filhos trabalhando na terra e hoje Marivalda vende na Feira do Agricultor, em São João da Barra, o que produz com o marido. O que não consegue comercializar na feira, ela vende para terceiros, que vão à roça todos os dias buscar os produtos da colheita. “Já trabalhei muito na Feira da Roça de Campos, na feira do Farol de São Thomé e em São João da Barra, mas agora meus braços doem, já não aguento mais tanto peso”, finalizou.