Polícia Federal prende argentino acusado de crimes contra a humanidade

Ex oficial da marinha argentina é procurado em seu país e consta em lista de Difusão Vermelha da INTERPOL

A Polícia Federal prendeu, na tarde de segunda-feira (11/05), em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, um ex-oficial da Marinha Argentina, de 69 anos, acusado por autoridades de seu país pela prática de crimes contra a humanidade e sequestro.

O ex-militar argentino é suspeito de fazer parte da equipe de operações do Grupo de Tarefas da ESMA (Escola Mecânica Armada da Marinha Argentina).

Na Argentina, o grupo foi responsabilizado por assassinatos de estudantes, sindicalistas e políticos de oposição, cujos corpos teriam sido jogados ao mar nos chamados “voos da morte”.

O Pedido de Prisão Preventiva para fins de Extradição foi formulado pela representação nacional da Interpol, com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades argentinas.

Em 2013, em Angra dos Reis, o acusado foi preso preventivamente para fins de extradição, mas em 2016, uma decisão judicial o colocou em prisão domiciliar. Já em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou sua extradição para a Argentina, e desde então, encontrava-se foragido.

Um novo Mandado de Prisão para fins de Extradição foi expedido, em 29 de janeiro deste ano, pelo Ministro do STF Luiz Fux e, ontem, os policiais federais realizaram a prisão do extraditando.