Vereadores propõem ações de combate à Covid 19 no município

Vereadores propõem ações de combate à Covid 19 no município IMG 20200508 WA0014 ArtVídeoOs vereadores de Duque de Caxias reuniram-se, na terça-feira (05/05), em sessão online, onde discutiram assuntos diretamente ligados à pandemia da Covid 19 e as ações e medidas de prevenção a serem adotadas pelo município. O presidente Cláudio Thomaz (DEM) convidou o secretário Marcos Tavares (AVANTE) para fazer a leitura do Expediente do Dia.

Foram apresentados dois Projetos de Lei, de iniciativa dos *vereadores. O primeiro dispondo sobre a aplicação de sanções aos estabelecimentos comerciais que praticarem preços abusivos em produtos essenciais à saúde durante o período em que vigorar a situação de Emergência e Calamidade Pública relacionada à Covid 19.

O segundo PL obriga concessionárias, prestadoras de serviços de limpeza urbana, contratadas pelo município, a oferecerem aos seus funcionários, Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), bem como realizarem a testagem da Covid 19 com o objetivo de averiguar se há contaminação entre os colaboradores.

Também foram apresentadas indicações: O vereador Alex Rosa (SD) solicitou ao Executivo que estude a possibilidade de estabelecer parcerias com as empresas do polo industrial de Duque de Caxias visando construir um hospital municipal de campanha, unidade de atendimento voltada para o tratamento da Covid 19, nas imediações da refinaria Reduc, no bairro Campos Elíseos, onde, atualmente, há um campo de futebol.

Além dos Projetos de Lei, os vereadores ainda apresentaram quatro indicações ao Executivo. Solicitaram um estudo urgente no sentido de direcionar a verba de publicidade institucional da administração direta e indireta do município, exclusivamente, em prol da conscientização quanto às ações de prevenção à Covid 19.

Também propuseram a instituição de Programa Municipal de Atendimento Domiciliar de Idosos e do Programa de Incentivo ao Combate à Covid 19 consistindo em fomento, por meio de concessão de isenções fiscais a iniciativas de empresas de variados ramos de atuação já instaladas ou que vierem a se instalar no município. Empresas estas que fabricarem respiradores, máscaras, Equipamentos de Proteção Individuais e outros itens médico-hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia da Covid 19 em Duque de Caxias.

Os vereadores ainda sugeriram a criação de uma Central de Atendimento da Covid 19 e a disponibilização de um número de telefone, preferencialmente, 0800, para atualizar o quadro de diagnosticados internados nas unidades de saúde do município.

*Vereadores: Marcos Tavares (AVANTE), Cláudio Thomaz (DEM), Catiti (PTN), Serginho Corrêa (MDB), Juliana do Táxi (PSD), Clovinho Sempre Junto (PDT), Arthur Monteiro (PT do B), Júnior Uios, Alex Rosa (SD), André do Adriano (AVANTE), Beto Gabriel (PV), Leide Amiga de Caxias (PRB), Valdeci (PP), Zezinho do Mineirão (MDB), Carlos de Jesus (PDT), Delza de Oliveira (PRP), Deise do Marcelo do Seu Dino (PTC) e Chiquinho Grandão (PP).