coluna saude roberto daiub

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL (HOF)

  • Published in Saúde

RESOLUÇÃO 198/2019 do CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA (CFO) criou a especialidade chamada Harmonização Orofacial (HOF) para atuação dos dentistas que estejam devidamente qualificados e com especialização comprovada nessa área, através de POS GRADUAÇÃO E REGISTRO EM CONSELHO DE CLASSE.

 

Além dos procedimentos com neurotoxinas e preenchedores faciais descritos nas resoluções anteriores, o novo documento incluiu neste conjunto de terapias o uso de agregados leucoplaquetários autólogos, intradermoterapia, biomateriais indutores percutâneos de colágeno, procedimentos biofotônicos, laserterapia, procedimentos de lipoplastia facial e as técnicas cirúrgicas de remoção do corpo adiposo de Bichat (técnica de Bichectomia) e de correção dos lábios (liplifting).

Procedimentos estéticos importantes e que só devem ser realizados por profissionais qualificados devido ao risco de complicações inerentes aos procedimentos.

Antes de qualquer procedimento estético em face, ou em outra área do corpo (cirurgião plástico), procure orientação e verificação do profissional em questão e certifique-se que ele tem total capacitação para realização do procedimento que você necessita.