coluna saude roberto daiub

ÚLCERA GÁSTRICA

  • Published in Saúde

Chamamos de úlcera péptica as lesões que surgem na camada mais superficial da mucosa que reveste o estômago ou o duodeno (primeira porção do intestino delgado). Quando a úlcera surge no estômago, ela é denominada úlcera gástrica; quando surge no duodeno, ela é chamada úlcera duodenal.

 

O estômago produz ácido clorídrico, uma substância que ajuda no processo de digestão dos alimentos. Normalmente o interior do nosso estômago possui um pH ácido (ao redor de 4 a 5), porém quando comemos, a produção de ácido clorídrico eleva-se, e o pH do estômago pode cair para 1 ou 2, tornando-se um meio extremamente ácido e hostil a qualquer elemento orgânico.

Para que o todo esse ácido produzido não corroa a parede do próprio estômago, ele é revestido com uma espessa camada de muco, que serve como proteção ao tecido que recobre a parede interior.

As úlceras ocorrem quando há alguma falha nessa proteção, seja porque a quantidade de muco foi reduzida ou porque a quantidade de ácido tornou-se excessiva. Independentemente da causa, as úlceras surgem quando o ácido no trato digestivo corrói a superfície da parede interior do estômago ou do duodeno. O contato do ácido com a mucosa pode abrir uma ferida, cujos sintomas mais comuns são a dor e o sangramento (hemorragia digestiva).

O diagnóstico é feito através da Endoscopia Digestiva Alta (EDA) onde é introduzido uma cânula pela boca com uma câmera , que vai visualizar todo o sistema digestivo do paciente.