coluna saude roberto daiub

Síndrome de Down (Trissomia do Cromossomo 21) (Parte 2)

  • Published in Saúde

Algumas das características físicas das crianças com síndrome de Down são: achatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente, ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores com implantação mais baixa no crânio, boca pequena, tônus muscular diminuído, ligamentos soltos e mãos e pés pequenos.

            Aproximadamente cinqüenta por cento de todas as crianças com a síndrome têm uma linha que cruza a palma das mãos (linha simiesca), e há, freqüentemente, um espaço aumentado entre o primeiro e segundo dedos do pé. Freqüentemente estas crianças apresentam mal-formações congênitas maiores, sendo as principais as alterações do coração (30-40% em alguns estudos), especialmente canal atrioventricular, e as mal-formações do trato gastrointestinal, como estenose ou oclusão do duodeno (intestino) e/ou imperfuração anal .

As crianças com síndrome de Down necessitam do mesmo tipo de cuidado clínico que qualquer outra criança. Contudo, há situações que exigem alguma atenção especial. Oitenta a noventa por cento das crianças com síndrome de Down têm deficiências de audição. Avaliações audiológicas precoces e exames de seguimento são indicados. Trinta a quarenta por cento destas crianças têm alguma doença congênita do coração. Muitas destas crianças terão que se submeter a uma cirurgia cardíaca e, consequentemente dos cuidados de um cardiologista pediátrico por longo prazo.

             Crianças com síndrome de Down freqüentemente têm mais problemas oftalmológicos que outras crianças. Problemas oculares como estrabismo, miopia, e catarata precoce são freqüentemente observadas em crianças com a síndrome.

             Outra preocupação relaciona-se aos aspectos nutricionais. Algumas crianças, especialmente as com doença cardíaca severa, têm dificuldade constante em ganhar peso. Por outro lado, obesidade é freqüentemente vista durante a adolescência. Estas condições podem ser prevenidas pelo aconselhamento nutricional apropriado e orientação dietética preventiva.

MEDCOR Exames Cardiológicos