coluna saude roberto daiub

Câncer de Próstata

  • Published in Saúde

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen. O câncer de próstata atinge principalmente os homens acima de 50 anos de idade. O aumento de sua incidência na população é também uma decorrência do aumento da expectativa da vida verificada ao longo deste século. Pode ser curável quando detectado no início.

Nem sempre a pessoa apresenta sintomas evidentes logo no início da doença, o que dificulta ainda mais o diagnóstico, e os principais sinais da doença são: Alteração na micção, com dor e/ou sangue ou mesmo queimação na hora de urinar; Acordar várias vezes durante a noite para urinar em pequenas quantidades; Diminuição do jato urinário;Dor constante na região pélvica, nas costas ou mesmo na parte superior da coxa; e Dor ao ejacular.

Toque Retal - Deve ser feito pelo médico especialista, uma vez por ano, a partir dos 45 anos. É indolor e rápido, podendo indicar a presença de alguma área irregular ou anormalidade.

PSA - É dosado através de um exame de sangue, onde será medida a quantidade de antígeno prostático. Quando muito elevada, de acordo com a idade, pode indicar anormalidade no órgão (somente aumento do tamanho) ou câncer de próstata. Não substitui o toque retal no diagnóstico preventivo de detecção precoce da doença, sendo um exame complementar ao exame clínico.

Ultrassom Transretal - Detecta tumores pequenos ou localizados em áreas da próstata não alcançadas pelo toque retal.

O tratamento é realizado de acordo com o quadro clínico e pode incluir desde tratamento com medicamentos,além da resssecção do orgão através de procedimento cirúrgico, associado a radioterapia e quimioterapia se necessário, dependendo do resultado encontrado na biópsia (análise do tecido da glândula).