coluna saude roberto daiub

Cefaléia

  • Published in Saúde

Cefaléia é o termo médico para dor de cabeça. É um dos sintomas mais comuns na medicina e uma das queixas mais frequentes de consultas a clínicos, pediatras e neurologistas, além de cirurgiões-dentistas especialistas em disfunção temporomandibular e dor orofacial, sendo também um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho. A cefaléia é um sintoma universal no ser humano. Estima-se que 90% a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

As cefaléias são divididas em primárias e secundárias:

- As cefaléias primárias mais comuns são: enxaqueca, cefaléia do tipo tensional e cefaléia em salvas. Outras formas menos comuns de cefaléia primária incluem a hemicrania (somente um lado do crânio), cefaleia do esforço, cefaleia da tosse e cefaléia por estímulo frio. Especialistas em cefaléia geralmente tratam também de dores faciais, como a nevralgia do trigêmeo, dor facial atípica e dor miofascial.

- As cefaleias secundárias são aquelas causadas por alguma outra doença, tal como sinusites, tumores cerebrais, traumatismo craniano, meningites, acidente vascular cerebral (derrame), hidrocefalias e aneurismas.