coluna saude roberto daiub

Esportista de final de semana

  • Published in Saúde

Você, por acaso, é daqueles que não têm tempo disponível durante a semana e deixa para se exercitar somente quando abre uma brecha na agenda? Ou então é sedentário,e acredita que aquela caminhada uma vez por semana já é o suficiente para cuidar da saúde?

 Uma recente pesquisa dos Estados Unidos, que revisou e cruzou o resultado de outros 14 levantamentos, mostra que o exercício físico esporádico e intenso pode aumentar os riscos de problemas cardíacos em 2,7 vezes.

Esse estudo é polêmico, pelo aspecto controverso da pesquisa cujo resultado pode gerar interpretações falsas de que é melhor não se exercitar a fazer exercícios físicos esporadicamente.Não é bem isso... Na verdade a intenção do estudo foi mostrar que exercício físico intenso, praticado uma vez por semana, pode ser o gatilho de algum problema desfavorável para a saúde.

As atividades físicas intensas ou competitivas podem complicar quem já tem histórico prévio de doenças cardiovasculares mal ou não controladas... aí o exercício vira um gatilho de problemas. Se o esportista ou mesmo iniciante de exercícios tiver um acompanhamento médico com exames periódicos, a atividade leve a moderada não será prejudicial, mesmo se praticada poucas vezes.

Para resultados benéficos a saúde como diminuição do risco de doença cardiovascular, por exemplo, lembramos que o recomendado são três a quatro vezes semanais.

MEDCOR Exames Cardiológicos