coluna saude roberto daiub

Síndrome do intestino irritável

  • Published in Saúde

Sensação de estufamento, distensão, diarréia alternada com prisão de ventre e episódios de dor abdominal tipo cólica são as marcas registradas da síndrome do intestino irritável ou simplesmente cólon irritável. Ela é chamada de "síndrome" porque se trata de um conjunto de sintomas. Seu diagnóstico é efetuado principalmente pela eliminação de outras condições mais graves, principalmente após a realização de colonoscopia.

 Um em cada cinco pessoas apresenta a síndrome do intestino irritável, o que faz com que ela seja um dos distúrbios funcionais mais diagnosticados. Ocorre mais frequentemente em mulheres do que em homens, e começa por volta dos 20 anos de idade. Você pode sofrer de sintomas leves por anos até que um ataque agudo faça você ir ao médico em busca de uma solução.

A síndrome do intestino irritável causa muito desconforto e estresse, ela não prejudica os intestinos permanentemente e não leva a um sangramento ou a qualquer doença grave, como câncer. A maioria das pessoas pode controlar seus sintomas com ajustes na dieta, controle de estresse e medicamentos receitados pelo médico. Infelizmente, para algumas pessoas, a síndrome do intestino irritável pode ser debilitante. Eles podem não ser capazes de trabalhar, ir a eventos sociais ou mesmo fazer viagens curtas.

Já foram associados à piora dos sintomas da síndrome do intestino irritável os seguintes fatores:

Refeições com grandes quantidades de gordura saturada; Distensão em razão da presença de gás no cólon; Trigo, centeio, cevada, chocolate, laticínios e álcool; Bebidas que contêm cafeína; e Estresse, conflitos e problemas emocionais.