coluna saude roberto daiub

Pernas tortas

  • Published in Saúde

Pernas tortas é uma condição na qual os joelhos ficam afastados quando uma pessoa está com os pés e tornozelos juntos. Em crianças menores de 18 meses, é considerado normal este problema de saúde, mas quando se perpetua durante um estágio mais avançado da infância, pode se tornar um problema real.

 Os bebês nascem com pernas arqueadas por causa da sua posição dobrada no útero. As pernas tortas do bebê começam a se endireitar quando a criança começa a andar e as pernas começam a receber peso (ente 12 a 18 meses de idade).

Por volta de três anos de idade, a criança geralmente pode ficar com os tornozelos e os joelhos afastados apenas se encostando. Se as pernas arqueadas ainda estão presentes, a criança pode ser considerada a ter mesmo as pernas tortas durante o seu crescimento.

O problema também pode ser causado certas doenças, tais como: Displasias ósseas (desenvolvimento anormal); Fraturas que não curam corretamente; Envenenamento por chumbo ou fluoreto, e Raquitismo causado por uma deficiência de vitamina D.

Existem tratamentos ortopédicos que podem reverter ou minimizar o problema.