coluna saude roberto daiub

Queimadura de sol

  • Published in Saúde

Os primeiros sinais de uma queimadura de sol podem não aparecer por algumas horas. O efeito total na pele pode aparecer somente após as primeiras 24 horas após exposição ou mais. Possíveis sintomas incluem: Pele vermelha, sensível e quente ao toque; Bolhas que se desenvolvem horas ou dias depois; Reações graves, incluindo febre, calafrios, náusea ou erupção cutânea; Descascamento da pele nas áreas queimadas, vários dias após a queimadura de sol.

 Embora os sintomas da queimadura de sol geralmente sejam temporários (por exemplo, pele vermelha dolorida ao toque), muitas vezes o dano sofrido pela pele é permanente e pode ter graves efeitos ao longo prazo sobre a saúde, incluindo câncer de pele. No momento em que a pele começa a ficar dolorida e vermelha, o dano foi feito. A dor é pior entre 6 e 48 horas após a exposição ao sol.

Em casos de queimaduras de sol graves, pode ocorrer formação de bolhas na pele. Exposição aguda ao sol pode causar morte por insolação e desidratação, principalmente em crianças e idosos. Milhões de pessoas em todo o mundo queimadas de sol, ficam temporariamente incapacitadas todos os anos.

Usar sempre filtro solar recomendado por um dermatologista de acordo com cada tipo de pele, exposição ao sol antes das 10:00h e após as 16:00h (horários de menor incidência de Raios U V A e U V B), são medidas que podem evitar problemas de saúde graves, prevenindo assim doenças de pele e queimaduras graves.