coluna saude roberto daiub

UPA 24 Horas

  • Published in Saúde

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência no ano de 2003, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

 As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação (salas amarela e vermelha), solucionando em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para os ambulatórios de especialidades.

            Possuem estrutura para acolher e classificar o paciente de acordo com a gravidade do caso. Enfermeiro(a)s treinados realizam esse trabalho e informam aos médicos da unidade aqueles pacientes que necessitam de atendimento de urgência e/ou emergência. Essas unidades são indicadas para atendimento aos casos clínicos. Os atendimentos aos pacientes politraumatizados que provavelmente precisarão de avaliação cirúrgica, deverão ser encaminhados aos hospitais de referência em cada região.

            As UPAS fazem parte da política de atendimento de urgência do Ministério da Saúde e no momento já são mais de cinquenta no estado do Rio de Janeiro, sendo que segundo informações do próprio governo federal, serão implantadas diversas unidades em todo o país até o final da atual gestão.