coluna saude roberto daiub

Transtorno de Personalidade Boderline (TPB)

  • Published in Saúde

Transtorno caracterizado por desregulação emocional,e relações caóticas. Pessoas com personalidade boderline (TPB), podem possuir um humor instável e  tendência a um comportamento briguento, também  acompanhado por impulsividade sobretudo autodestrutiva, manipulação e chantagem emocional, bem como sentimentos crônicos de vazio e tédio.Indivíduos borderlines podem ser pessoas que cresceram com um grande sentimento de não ter recebido atenção suficiente. Eles geralmente agem como crianças revoltadas, e buscam caminhos para procurar essa falta de atenção em suas relações; porém, esses caminhos são essencialmente imaturos e anormais.Esses indivíduos são aparentemente vistos como “rebeldes”, “problemáticos” ou geniosos e temperamentais, no entanto, na realidade possuem um grave distúrbio. É frequentemente confundido com depressão, transtorno afetivo bipolar ou portador de psicopatia, sendo considerado um dos mais complicados transtornos de personalidade, com grande dificuldade de diagnóstico e de tratamento.

O TPB é um grave distúrbio que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida causando prejuízos significativos tanto ao próprio indivíduo como as pessoas que se relacionam com ele.

Os sintomas aparecem durante a adolescência e se concretizam nos primeiros anos da fase adulta (em torno dos 20 anos) e persistem geralmente por toda a vida, com tendência a diminuição dos sintomas com o decorrer dos anos.. Aqueles que sofrem do transtorno de personalidade borderline são indivíduos que afastam aqueles de quem mais precisam e amam.Como os sintomas tornam-se perceptíveis principalmente na adolescência, a família desses indivíduos pode supor que a rebeldia, impulsividade, descontrole emocional e instabilidade da auto percepção e valores, são coisas típicas da idade, mas geralmente não fazem idéia que estão diante de um ente com um grave distúrbio e que sofre muito por ser assim.

As perturbações sofridas pelos portadores do TPB alcançam negativamente várias facetas psicossociais da vida, como as relações em ambientes de trabalho, na família, e na relação amorosa. Uma curiosidade, é que no convívio social, o indivíduo boderline é visto como “simpático e agradável”, comportamento totalmente diferente em relação as pessoas mais próximas e de convívio permanente. Para o paciente portador de TPB. não existe o ¨meio termo¨, é ¨oito ou oitenta¨ e se contrariadas ou se não conseguirem seuobjetivo, agem de forma agressiva e conflituosa.  Envolvimento com drogas, prostituição e tentativas de suicídio são  possíveis resultados indesejáveisse não houver os devidos cuidados e terapia. A psicoterapia nesses casos é indispensável e emergencial.

A maioria dos estudos indica uma infância traumática (diversas formas de abusos; separação ou ausência dos pais, ou a soma de ambos) como precursora do TPB, ainda que alguns pesquisadores apontem uma predisposição genética, além de disfunções no metabolismo cerebral.

Estima-se que 2% da população sofram deste transtorno, com acometimento bem maior entre o sexo feminino.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos