coluna saude roberto daiub

Perturbações do sono

  • Published in Saúde

As perturbações do sono são alterações relativas à duração do sono, ou a comportamentos anormais associados ao sono, como o terror noturno e o sonambulismo. O sono é algo necessário para sobreviver e gozar de boa saúde, mas ainda não se sabe porque se necessita do sono nem exatamente como nos beneficia. As necessidades individuais de sono variam amplamente e nos adultos saudáveis e vão de apenas 4 horas diárias de sono até 8/ 9 horas. Geralmente, as pessoas dormem à noite, embora muitas o façam durante o dia devido aos seus horários de trabalho, situação que muitas vezes provoca perturbações do sono. Algumas dessas perturbações são relativamente freqüentes.

Muitos fatores, como a excitação ou o stress emocional, podem determinar as horas de sono de uma pessoa e a forma como se sente ao despertar.Medicamentos podem também desempenhar um importante papel: alguns produzem sonolência enquanto outros dificultam o sono. Alguns alimentos ou aditivos, como a cafeína,podem afetar diretamente a qualidade do sono.

O padrão de sono não é uniforme, pois existem várias fases diferenciadas. Durante um sono noturno normal há 5 ou 6 ciclos de sono. O sono começa pela fase 1 (o grau mais superficial, em que a pessoa acorda facilmente) e avança até à fase 4 (o grau de maior profundidade, em que a pessoa acorda com dificuldade). Na fase 4, o tônus muscular, a pressão arterial e a frequência cardíaca e respiratória normalmante estão diminuídos ao máximo. Para além destas 4 fases existe um tipo de sono acompanhado de movimentos oculares rápidos (REM) e de atividade cerebral intensa. Num electroencefalograma (EEG) pode registar-se a mobilidade ocular e as alterações nas ondas cerebrais que se produzem durante o sono REM.

A maioria dos sonhos ocorre durante o sono REM e na fase 3 do sono, enquanto o falar ao dormir, o terror noturno e o sonambulismo costumam acontecer durante as fases 3 e 4.

MEDCOR Exames Cardiológicos